Maragogi recebe exposição coletiva AlagoaNós

13 / 01 / 12

Mostra fotográfica e de vídeo é atração de verão do Museu da Praia

Alguns dos nós que atam pessoas de lugares distintos, e que acabam se cruzando diante de concepções semelhantes em algum ponto da vida, estarão expostos, em formas de imagens, na mostra “AlagoaNós”. Exposição artística coletiva, que reúne fotografias e vídeos de quatro projetos diferentes que envolvem pessoas que possuem relação com Alagoas.

Exposta, de 14 de janeiro a 29 de fevereiro, no Museu Praia, em Ponta de Mangue, em Maragogi, “AlagoaNós” está dividida em dois conceitos: No primeiro, na visão da formação artística alagoana. Com a exposição de parte do acervo fotográfico do fotojornalista, Ailton Cruz – alagoano que registrou o cotidiano do povo de Angola. E das imagens do projeto de fotografia Autorretrato Nordeste – que possui acervo com fotos captadas por jovens alagoanos.

Do outro lado, a influência de Alagoas na formação de obras de artistas que não são do estado. Neste caso, com a exibição do vídeo-make do dançarino e coreógrafo paulistano, Jorge Shutze, que produz intervenções nas ruas de Maceió; e a apresentação das fotografias do litoral alagoano – mais precisamente a praia de Ponta de Mangue, em Maragogi – captadas através do olhar do fotografo americano, Link Harper.

Aiton Cruz – Natural de Rio Largo, o alagoano Ailton Cruz é fotógrafo desde 1976. Com vasta experiência em fotografia documental, publicitária e jornalística, o atual fotojornalista esteve em Angola, na África, como correspondente. Lá produziu uma série de imagens sobre o cotidiano do povo angolano. Fotografias que revelam um pouco do olhar alagoano no continente africano. Doze imagens do acervo “Angola” compõe a exposição.

Autorretrato – Idealizado pelo jornalista e fotógrafo alagoano, Waldson Costa, o Autorretrato Nordeste é um projeto de democratização tecnológica e arte visual, com foco na valorização cultural de comunidades do Nordeste, que percorrer o interior de Alagoas com oficinas de fotografias ensinado a jovens a arte de fotografar. Na exposição estão expostas 30 fotografias e 60 monóculos com imagens feitas por jovens alagoanos.

Jorge Shutze – Paulista radicado em Alagoas, Jorge Shutze mescla dança e teatro em performances de rua. Vinculado a Cia Ltda o premiado artista, que já percorreu diversos países do mundo com apresentações de dança, é especialista em realizar interferências em paisagens urbanas. Para a mostra coletiva Shutze apresenta o vídeomake com intervenções que foram realizadas pelas ruas de Maceió.

Link Harper – Americano formado em fotografia e cinema, Link Harper descobriu o fascínio da imagem ainda criança. Na adolescência, as paisagens do Brasil chegaram ao foco de suas lentes. Com forte relação com o Nordeste brasileiro, descobriu Ponta de Mangue, e passou a documentar a vida de pescadores e famílias do litoral alagoano. Para exposição, apresenta 40 imagens, da década de 70, deste pedaço de Alagoas.

SERVIÇO:

O quê: Exposição AlagoaNós

Local: Museu da Praia

Onde: Ponta de Mangue, Maragogi

Quando: De 14 de janeiro a 29 de fevereiro

Horário: 10h às 16h, aos sábados e domingos

Quanto: Entrada Franca

Informações: (82) 3396-9218

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *