Programas abrem 300 mil vagas no ensino superior
Sisu e Prouni ajudam a democratizar o acesso ao ensino superior, diz Dilma
Cerca de 300 mil estudantes vão ingressar no ensino superior brasileiro neste ano por meio de programas de seleção do governo federal. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para universidades públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), de bolsas para instituições privadas, de acordo com a presidenta Dilma Rousseff, ajudam a democratizar o acesso ao ensino superior. A entrada nos dois programas ocorre pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O desenvolvimento do país, Luciano, depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil”, afirmou Dilma, no programa Café com a presidenta, nesta segunda-feira (16). “Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade”, completou a presidenta.
O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que usarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Já o Prouni, criado em 2004, concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em universidades privadas de educação superior.
Leia a transcrição do programa de hoje:
Apresentador: Olá, eu sou Luciano Seixas e você acompanha agora o Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!
Presidenta: Bom dia, Luciano! Bom dia aos nossos ouvintes!
Apresentador: Hoje, vamos falar de educação universitária, presidenta?
Presidenta: Vamos sim, Luciano. Eu quero começar dando os meus parabéns aos jovens que foram selecionados, na semana passada, pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Quero também dar os parabéns ao ministro Fernando Haddad, que é responsável por essa grande realização. O Sisu, Luciano, garante vagas nas universidades públicas e nos institutos federais de educação. São 108 mil estudantes que conquistaram suas vagas, em 95 instituições públicas de Ensino Superior.
Apresentador: E como funciona essa seleção, presidenta?
Presidenta: Olha, Luciano, o Sisu seleciona o estudante com base na nota que ele teve no Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio. Cada instituição informa as vagas que tem em cada curso, o estudante então se candidata pela internet. Assim, Luciano, o jovem, que vive em Manaus, por exemplo, pode escolher um curso na Universidade Federal do Amazonas, mas também pode se candidatar a uma vaga em qualquer outro estado.
Apresentador: Então, o Sisu amplia muito mesmo as oportunidades para os nossos jovens, não é, presidenta?
Presidenta: Sem dúvida, Luciano. Muitas vezes, um jovem quer estudar em outro estado ou fazer um curso que não tem no local em que ele vive. Para isso, ele tem de viajar centenas de quilômetros para prestar o vestibular em outra universidade, o que, para ele, pode ser inviável. Com o Sisu, este obstáculo deixa de existir. Sabe por que, Luciano? Porque ele fez a prova do Enem perto de sua casa, já que o exame foi aplicado em 1.600 cidades brasileiras. Olha, Luciano, os nossos estudantes estão tão atentos a essas oportunidades, que mais de 1,7 milhão de candidatos se inscreveram no Sisu este ano.
Apresentador: Quer dizer que o Enem é fundamental para que sonha em conquistar logo uma vaga na universidade?
Presidenta: Ah, é sim. Com o Enem, nós estamos democratizando o acesso ao Ensino Superior. Além de poder escolher entre as 95 instituições públicas do Sisu, com a nota do Enem, o candidato também pode pleitear uma bolsa de estudos do Prouni, o Programa Universidade para Todos, para estudar em uma faculdade particular. Justamente em janeiro vamos conceder a milionésima bolsa do Prouni. Isso quer dizer, Luciano, que 1 milhão de jovens chegaram ao Ensino Superior com o apoio do Prouni. Somente na seleção desse primeiro semestre de 2012, vamos oferecer 195 mil bolsas de estudos. É bom saber, Luciano, que as inscrições para o Prouni estão abertas até a próxima quinta-feira. Essas bolsas são para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas, são bolsas integrais ou parciais em 1.321 instituições em todo o país. Isso significa que, apenas com o Sisu e o Prouni, vamos ter mais de 300 mil estudantes ingressando no Ensino Superior agora no começo de 2012, selecionados a partir da prova do Enem. O desenvolvimento do país, Luciano, depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil.
Apresentador: E quem não conseguiu uma vaga no Sisu ou no Prouni, presidenta?
Presidenta: Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade. Por isso, nós temos também o Fies, que é o programa de Financiamento Estudantil para o Ensino Superior. Com o Fies, Luciano, o estudante pode financiar até 100% da mensalidade, com juros bem baixos, de 3,4% ao ano. Ele só vai começar a pagar o empréstimo um ano e meio depois que terminar o curso. E o prazo para pagar o financiamento, Luciano, é três vezes maior do que a duração do curso, mais um ano. Tem um detalhe fundamental que pouca gente sabe, além disso, é que os jovens que fizerem o curso de licenciatura ou medicina e que forem trabalhar dando aulas nas escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde em locais em que há carência de médicos, poderão ter o débito com o Fies reduzido. Eu quero dizer para os estudantes e também para os seus pais e suas mães, que batalham tanto pela formação de seus filhos, que nós vamos continuar, Luciano, trabalhando para educar bem os nossos jovens. Porque eu acredito, Luciano, que a educação é a principal ferramenta para a conquista dos sonhos de cada um e, também, para que o Brasil continue crescendo, distribuindo renda e que seja um país de oportunidade para todas as pessoas. Nada é mais importante que a educação quando se trata de distribuição de renda e de garantia de futuro.
Apresentador: Infelizmente o nosso tempo acabou, presidenta. Obrigado por sua presença aqui no Café.
Presidenta: Muito obrigada, e até a próxima semana!
Apresentador: Você que nos ouve pode acessar este programa na internet, o endereço é www.cafe.ebc.com.br. Nós voltamos na próxima segunda-feira, até lá!
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Vigilância alerta para uso de remédios em viagens
Convém levar uma ‘farmacinha’ com pequena quantidade de medicamentos básicos
Em defesa de Renan, Collor acusa Gurgel
Senador alagoano chama procurador-geral da República de “chantagista”
Benedito terá mais três escolas da rede estadual até 2013
Um prédio foi comprado para atender à demanda do complexo habitacional