Marta diz que abriu mão de dinheiro para voltar à Suécia

22 / 02 / 12

Craque assina por 2 anos com Tyresö, time que conta com a espanhola Verónica Boquete, e diz que abriu mão de dinheiro para voltar à Suécia

Desde o início de fevereiro a Suécia sabia que Marta estava retornando ao país que a projetou para o futebol. A dúvida era se ela jogaria no Tyresö FF, da capital Estocolmo, ou Goteborg FC, de Gotemburgo. A resposta apareceu na manhã desta quarta-feira, quando o Tyresö anunciou a apresentação de um reforço de peso. Mesmo sem dizer o nome da jogadora, todos sabiam de quem se tratava. Marta apareceu sorridente, falando sueco e mostrando-se surpresa com a quantidade de câmeras à sua espera. Chamou o país de “segunda casa”, disse que abriu mão de dinheiro para estar ali e não conseguiu segurar as lágrimas.

– Eu disse a todos quando eu saí daqui para ir para os Estados Unidos que a Suécia é a minha segunda casa. Eu tenho muitos amigos aqui, ótimas lembranças do futebol e das pessoas que me receberam, que mostraram que gostam de mim pelo que eu faço nos campos e fora dele – disse a craque, passando a mão direita nos olhos para enxugar as lágrimas.

Marta assinou contrato de dois anos com o Tyresö onde irá jogar com a camisa 100 e terá como companheira da equipe a espanhola Verónica Boquete e a sueca Caroline Seger, ambas contratadas recentemente, além da amiga Elaine, companheira de seleção brasileira e com quem atuou no Umea.

Em entrevista coletiva, Marta garantiu que seu retorno ao país escandinavo não teve nada a ver com o fim da liga profissional americana, a WPS.

– Vocês talvez estejam se perguntando se eu estou aqui porque a WPS não existe mais, mas minha decisão foi bem clara desde o começo de que eu iria jogar na Suécia. Dinheiro não é tudo. Se fosse pelo dinheiro, eu não estaria de volta aqui – afirmou.

A jogadora disse estar muito feliz por voltar ao campeonato onde iniciou sua carreira profissional e que agora começa uma nova fase.

– Minha carreira começou na Suécia e agora eu quero escrever um novo capítulo. Estou feliz e orgulhosa por estar de volta aqui. Eu tenho muito a agradecer à Suécia.

.: Carinho pelo Umea

Marta atuou no Umea entre 2004 e 2008, conquistando quatro Campeonatos Suecos, uma Copa da Suécia e uma Liga dos Campeões. O clube do norte do país também fez proposta por ela, mas desistiu por considerar o preço muito alto.

– Claro que eu tenho um sentimento muito forte pelo Umea, mas, infelizmente, não chegamos a um acordo. Eles mostraram interesse, mas não recebemos nenhuma proposta.

Na apresentação de Marta, o Tyreso anunciou também uma parceria com as ONU-Mulheres, órgão das Nações Unidas para igualdade de gênero. O clube da brasileira, que desde 2010 é embaixadora da ONU contra a pobreza, irá apoiar campanhas contra a violência contra mulheres e um projeto da organização na República Democrática do Congo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *