STJ nega habeas corpus a pai de Eloá

13 / 02 / 12

Everaldo Pereira dos Santos foi condenado a 33 anos de prisão por dois homicídios

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido de habeas corpus para Everaldo Pereira dos Santos, pai da Eloá Cristina Pimentel, que foi assassinada em outubro de 2008 pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, que está sendo julgado em Santo André (Grande ABC) nesta segunda-feira (13). O ex-policial militar foi condenado a 33 anos de prisão por dois homicídios qualificados. A decisão é do desembargador Vasco Della Giustina.

De acordo com o órgão, o ex-cabo da PM de Alagoas está preso em Maceió, onde os crimes foram cometidos. Ele estava foragido em Santo André e seu reconhecimento ocorreu durante a cobertura jornalística do sequestro.

Ainda segundo o STJ, a defesa do ex-PM pediu a reforma da sentença penal. Outro pedido de liberdade já havia sido impetrado na Justiça de Alagoas, mas foi negado.

Em nota, a assessoria de imprensa do STJ afirma o mérito do pedido de habeas corpus vai ser julgado pela Sexta Turma.

.: Depoimento

Nayara afirmou ainda que, no último dia do cárcere, Lindemberg chegou a pedir para que as meninas vestissem casacos porque iriam sair, mas mudou de ideia.

Na sequência, segundo ela, ele resolveu colocar a mesa para obstruir a entrada pela porta. Pouco tempo depois, a jovem diz que ouviu três disparos, mas garantiu que eles foram dados quando a polícia ainda tentava entrar no apartamento.

– Ouvi três barulhos, quando os PMs ainda estavam tentando entrar.

A amiga de Eloá disse que durante a tentativa de invasão ela se cobriu com um edredom e só voltou a olhar quando os policiais já tentavam render Lindemberg. Ela lembrou ainda que, durante a invasão, ela pode perceber que houve dificuldade para entrar, pois percebeu os policiais chutando a porta.

Lindemberg Alves é acusado de 12 crimes. Além do cárcere e assassinato de Eloá Cristina, Lindemberg é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá; por outra tentativa de homicídio qualificado, com finalidade de assegurar a execução de outros crimes, contra o policial militar Atos Antonio Valeriano.

Ele também é acusado de manter em cárcere privado Nayara e os adolescentes Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira, colegas de Eloá; pelo cárcere de Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá; e disparos de arma de fogo. Todos os crimes ocorreram em outubro de 2008.

.: Saída do réu

Também nesta tarde, o advogado Ademar Gomes (que faz a defesa da família de Eloá Pimentel) informou que Nayara Rodrigues pediu para que Lindemberg fosse retirado da sala de audiência para que ela prestasse seu depoimento. O pedido foi aceito pela juíza Milena Dias.

O advogado da mãe da vítima também contou que, durante a transmissão dos vídeos da defesa, Lindemberg se manteve frio, sem esboçar nenhuma reação.

A amiga de Eloá começou a ser ouvida após a fase em que vídeos com análises e matérias veiculadas pela imprensa sobre o crime foram apresentadas ao júri.

A sessão no Fórum de Santo André, no ABC paulista, foi retomada às 14h38, pouco mais de uma hora após um intervalo para almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *