Comitê busca soluções para as lagoas Mundaú e Manguaba
Preocupados com as medidas para recuperação das lagunas, os conselheiros decidiram ampliar o debate com o envolvimento de mais representantes da sociedade
A reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), realizada nesta sexta-feira (9), no Cinturão Verde da Braskem, teve como principal foco a necessidade de investimento na recuperação da área e a tomada de medidas emergências para permitir o fluxo de águas em um dos canais que liga a Lagoa Manguaba ao mar.
A preocupação levou o grupo a idealizar uma grande reunião, com data a ser definida, com a participação de diversos organismos governamentais e não governamentais, e a possível organização de um fórum permanente.
“Precisamos chamar o máximo de pessoas para esse momento, garantir a celeridade e, principalmente, a continuidade de um longo trabalho de educação. Não adianta fazer intervenção, investir milhões e depois de anos ter que dragar de novo”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.
O pescador Berenaldo advertiu que a maior pressão da maré é na região conhecida como Boca da Barra e que o aumento do assoreamento, em determinados pontos, acontece por conta do desmatamento irregular. “Defendo os pescadores porque somos prejudicados, mas há pessoas que não se unem em favor da lagoa. Tem barraqueiros que instalaram negócios na areia e que não querem que o canal seja aberto de novo”, disse.
“O canal existia naturalmente, a água que descia mantinha o canal aberto. A solução, então, seria recompor a mata ciliar e diminuir o assoreamento”, argumentou o representante da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), Hélio Santos. Opinião que também foi defendida pela professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Michely Libos, “Não podemos esquecer desse trabalho que deve ser feito no entorno das lagunas”.
Entretanto, o superintendente de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Anivaldo Miranda, argumentou que existem duas demandas que precisam estar bem entendidas. A primeira e emergencial é a abertura de um canal para comunicação do mar com o canal na Boca da Barra, permitindo o fluxo e a manutenção de espécies. A outra seria buscar soluções a médio e longo prazo para recuperação de áreas degredadas.
“Podemos dizer que se trata da crônica de uma morte anunciada, se nada for feito. O Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba possui um valor incalculável como fornecedor de proteína para alimentação, no turismo ecológico e em tantos outros aspectos”, disse Anivaldo.
Também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria da Agricultura (Seagri), Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Alagoas (SFPA/AL) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Marta é indicada para prêmio de melhor do mundo
Esta é a 12ª indicação da atleta, que é a maior vencedora da premiação, com cinco troféus
Uncisal divulga lista de espera do SISU 2011.2
Candidatos devem apresentar-se nos dias 14, 15 ou 18 de julho
Defesa Social: Dario César é o novo secretário
Transmissão do cargo ocorrerá na próxima quarta-feira