Defesa Civil se prepara para quadra chuvosa

14 / 03 / 12

Representantes de sete estados do Nordeste apresentarão plano de ação nesta quinta-feira, em Brasília

A quadra chuvosa é foco principal do efetivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Para se preparar para o período de chuva que se inicia em abril, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, realizará nesta quinta-feira (15), em Brasília, uma reunião com representantes de sete Estados da Região Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), quando será apresentado o plano de ação de cada um deles.

A apresentação tem por objetivo elaborar planos de contingência em 56 municípios com maior incidência de desastres. A atividade está dividida em duas etapas: na primeira serão realizadas no período de 02 a 05 de abril, em Maceió, oficinas de capacitação, e na segunda etapa, em 28 de abril, de forma simultânea nos Estados da Região Nordeste, simulados de preparação de desastres. Em Alagoas, o simulado acontecerá no município de União dos Palmares.

As oficinas de capacitação serão ministradas em quatro dias e abrangerá, além da construção do plano de ação, palestras sobre mapeamento de risco, sistema de monitoramento, decretação de situação de emergência, estado de calamidade e cartão de pagamento da defesa civil nacional. Já os simulados visam o exercício de desocupação de uma área de risco com mobilização das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) e órgão de apoio.

Paralelo a este plano de ação, a Cedec/AL estará colocando em prática um cronograma de capacitações com o efetivo da Defesa Civil. “É importante que o efetivo esteja atualizado para atuar na preparação, prevenção e resposta em um possível desastre”, garante o tenente-coronel Gilson Romeiro, Secretário Executivo da Defesa Civil de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *