Elis Regina faria 67 anos neste sábado

17 / 03 / 12

Cantora eternizou as canções “Arrastão”, “Como Nossos Pais” e “O Bêbado e a Equilibrista” na história da música popular brasileira

Se estivesse viva, Elis Regina completaria, neste sábado (17), 67 anos. A cantora eternizou as canções “Arrastão”, “Como Nossos Pais” e “O Bêbado e a Equilibrista” na história da música popular brasileira, antes de falecer, aos 37 anos, em 19 de janeiro de 1982.

Para celebrar sua obra e legado, Elis será homenageada em uma série de shows gratuitos, apresentados por sua filha, a cantora Maria Rita, além de uma exposição com material cedido por fãs e duas publicações: uma biografia organizada pelo jornalista Júlio Maria e o livro “Viva Elis”, que será distribuído para bibliotecas e instituições educacionais e conta a trajetória de sua carreira.

“Há muitos anos pensar na minha mãe me traz muitas emoções positivas. A morte dela nunca foi um motivo de revolta para mim, sempre encarei como um processo natural da vida”, diz João Marcello Bôscoli, sobre a mãe, Elis Regina

Em conversa ao UOL, João Marcello Bôscoli, primogênito de Elis, falou sobre a iniciativa. “Quando eu era adolescente me doía pensar que a minha mãe poderia ser esquecida. Quando completei 40 anos, resolvi que iria preservar a memória da Elis”, explicou João Marcello.

Os shows terão início no dia 24 de março em Porto Alegre, cidade onde nasceu Elis. No total serão cinco apresentações gratuitas que passarão ainda por São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro. “A Maria Rita está mergulhada há 40 dias nas canções de Elis. Ela e o quarteto dela selecionaram mais de 60 músicas e agora estão no processo de escolher as que farão parte do repertório do show”, contou João Marcello. Nesta segunda (19), Maria Rita apresenta o espetáculo para uma plateia de convidados no Rio.

Quanto à exposição – que será inaugurada dia 14 de abril no Centro Cultural São Paulo – João Marcello disse que, além de gravações, haverá fotos, capas de discos, roupas usadas em shows e até ingressos doados por fãs. “Tivemos o apoio das emissoras que nos cederam imagens, além de muitos fãs terem entrado em contato comigo para mostrar gravações caseiras feitas com câmera super 8, por exemplo”, citou o produtor, que acredita que os fãs de Elis tiveram “papel substancial” nos projetos.

Caso de Allen Guimarães, cujo projeto feito para uma universidade deu origem ao livro “Viva Elis”: “O Allen entrevistou mais de 50 pessoas, entre eles parceiros de Elis como Ivan Lins, Gilberto Gil e Milton Nascimento”, ressaltou João Marcello.

“Trajetória de Elis é atípica”, diz João Marcello Boscôli

Para João Marcello, a trajetória de Elis, que morreu precocemente aos 37 anos, é “atípica”: “A trajetória da Elis é incomum. Mesmo 30 anos depois de morta ainda há muito interesse por ela, não só pelos fãs, mas como pela própria imprensa. Isso não acontece, por exemplo posso citar casos de cantoras como Clara Nunes e Sylvia Telles que não ganharam tanta repercussão”, comentou João Marcello.

“Gostaria que os herdeiros de outras grandes cantoras também tivessem ajuda de produtores e empresas para poderem elaborar projetos como esse da Elis. Nos Estados Unidos até hoje as pessoas cantam Frank Sinatra e Billie Holiday”, comparou João Marcello que conta com apoio de uma marca de cosméticos.

Indagado sobre o furor que Elis ainda suscita em velhos e novos fãs, principalmente aos vídeos que somam milhares de acessos em canais de compartilhamentos, João Marcello agradeceu: “É um presente divino para mim” e completou: “Há muitos anos pensar na minha mãe me traz muitas emoções positivas. A morte dela nunca foi um motivo de revolta para mim, sempre encarei como um processo natural da vida”, frisou.

“Quando meu filho nasceu pensei no momento em que eu terei de apresentar a avó a ele, esse projeto talvez seja uma declaração de amor a Elis, uma maneira de me relacionar com a ausência dela, com essa ligação forte que ainda temos. Tem sido uma grande alegria”, finalizou João Marcello que é pai de Arthur, fruto do casamento com a apresentadora Eliana.

A cantora Elis Regina (à esquerda) será homenageada pela filha, Maria Rita, em uma série de shows pelo Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *