MPF processa Temóteo após declarações ao CQC

23 / 03 / 12

Deputado estadual teria confessado a compra de votos durante entrevista ao programa CQC, exibido pela Bandeirantes

Depois de ser publicado na imprensa que o deputado estadual Temóteo Correia confessou a compra de votos em entrevista ao programa Custe o Que Custar (CQC) da Rede Bandeirantes de TV, o Ministério Público Eleitoral em Alagoas determinou, nesta quinta-feira (22), a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos.

Por meio do procedimento, de autoria do procurador regional eleitoral Rodrigo Tenório, já foi encaminhado ofício à Rede Bandeirantes de Televisão para o envio à Procuradoria Regional Eleitoral de gravação da entrevista, cedida ao repórter Ronald Rios, na última segunda-feira (21). O prazo para cumprimento é de 10 dias úteis.

O procurador determinou ainda, o envio de ofício ao deputado Temóteo Correia, para que preste esclarecimentos, em cinco dias úteis, sobre os fatos noticiados no site Tudo na Hora, sobretudo quanto a declaração “até eu já comprei votos!”.

Rodrigo Tenório também solicitou da Polícia Federal informações sobre a existência de inquérito policial tratando do crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral (relativo à compra de voto), cujo investigado seja o parlamentar.

Legislação

O artigo 299, do Código Eleitoral, estabelece como crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena prevista é de reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *