Revisão biométrica é concluída em Alagoas

14 / 03 / 12

Todas as zonas ultrapassaram a meta do Tribunal Superior Eleitoral, que era de recadastrar 75% do eleitorado

Com o término do recadastramento biométrico nas últimas quatro maiores zonas eleitorais do interior de Alagoas, o processo revisional foi concluído na última sexta-feira (9). Todas as zonas ultrapassaram bastante a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era de recadastrar 75% do eleitorado inicial, e já a partir desta segunda-feira (12), retomaram suas atividades normais nos cartórios eleitorais.

Na 10ª Zona Eleitoral, sediada no município de Palmeira dos Índios, mas que também compreende as cidades de Belém e Estrela de Alagoas, dos 67.993 eleitores que compõem o eleitorado inicial, 53.924 foram recadastrados biometricamente, número que representa um percentual de 79,31%.

Com sede no município de São Miguel dos Campos, mas compreendendo também as cidades de Roteiro, Barra de São Miguel e Jequiá da Praia, a 18ª Zona Eleitoral alcançou o percentual de 87,96% de eleitores revisados biometricamente. Dos 54.113 eleitores registrados na Zona, 47.599 estão quites com a Justiça Eleitoral.

A situação nas zonas eleitorais sediadas no município de Arapiraca (22ª e 55ª) também demonstra que o eleitor da região respondeu em grande número à convocação, e a revisão biométrica foi encerrada com grande sucesso. Na 22ª Zona, por exemplo, o percentual da revisão biométrica atingiu o patamar de 107,81%. De acordo com informações de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), esse número foi atingido devido à migração de eleitores de outras zonas eleitorais para Arapiraca, em razão da recente ascensão econômica do município.

“Em razão de Arapiraca ter crescido muito economicamente nos últimos anos, muitos eleitores podem ter transferido seus cadastros eleitorais para esta região, fato com que elevou tanto o percentual de recadastrados na 22ª Zona Eleitoral”, explicou um dos técnicos.

Na outra Zona Eleitoral sediada em Arapiraca, o percentual de recadastramento atingiu os 74,24%. Os técnicos do TRE também explicam o baixo percentual, em relação à outra Zona Eleitoral do município: muitos eleitores que integravam a 55ª Zona optaram por mudar para a 22ª, motivo que fez com que este percentual diminuísse e, o outro, aumentasse drasticamente.

“O importante é que a Justiça Eleitoral alagoana concluiu com louvor o processo de recadastramento biométrico em todo o Estado. Esperamos, agora, termos as eleições mais limpas de todos os tempos, sem grande parte das fraudes eleitorais que detectávamos no passado”, comemorou o diretor-geral do TRE-AL, Marcondes Grace Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *