Benedito terá mais três escolas da rede estadual até 2013
Duas novas unidades serão construídas e um prédio foi comprado para atender à demanda do complexo habitacional; 4 mil alunos serão contemplados
O complexo habitacional Benedito Bentes, o mais populoso de Maceió, terá três novas escolas até o ano de 2013. A informação foi repassada na manhã desta terça-feira (3) durante reunião de técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e lideranças comunitárias da região.
A SEE já possui verba e projeto para a construção de duas novas escolas (cada uma com doze salas) no complexo habitacional. Além disso, a secretaria também adquiriu prédio com 20 salas e capacidade para 1.600 alunos que, inicialmente, funcionará como extensão da Escola Estadual Francisco Melo, no Benedito Bentes II. Futuramente, este prédio não será mais uma extensão e será convertido em uma nova unidade da rede estadual.
“Juntas, estas escolas deverão contemplar quatro mil alunos da região. No caso da escola que funcionará como extensão, serão atendidas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a secretaria vai garantir o transporte escolar dos estudantes”, adianta Israel da Silva, coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange as escolas estaduais localizadas na parte alta de Maceió.
.: Demanda
Durante reunião nesta terça, Eliane Silva, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Paulo Bandeira e representante da Central de Movimentos Populares (CMP), solicitou que, das duas escolas que serão construídas no complexo, uma seja erguida no Conjunto Paulo Bandeira. Ela alega que a necessidade decorre não por causa da escassez de vagas no conjunto, mas também do fato de que a escola estadual mais próxima, a Rubens Canuto, esteja a uma distância de quase uma hora de ônibus.
“Temos uma carência muito grande tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio e, se essa escola for construída no Paulo Bandeira, não atenderia apenas às famílias de lá, mas também aos moradores dos conjuntos Selma Bandeira, Luis Pedro III, Moacir Andrade, Freitas Neto e Cidade Sorriso”, argumenta.
Na ocasião, foi decidido que técnicos da Coordenadoria Especial de Infraestrutura da SEE farão uma visita técnica ao conjunto Paulo Bandeira para verificar a dominialidade do terreno existente para a construção da escola. Também será realizada uma reunião no próximo dia 10, na sede da 14ª CRE, no Farol, para levantar o número de alunos fora da sala de aula na região. “A partir da demanda apresentada, faremos um planejamento para adequar estes alunos nas escolas da rede estadual dentro do complexo Benedito Bentes”, informa Israel da Silva.
De acordo com Eliane Silva, 220 mil pessoas vivem hoje no complexo Benedito Bentes. Oito escolas da rede pública estadual estão espalhadas na região: Aquilina Bulhões Barros, Deputado Rubens Canuto, Dom Otávio Barbosa de Aguiar, Dr. Francisco Melo, Dr. José Maria de Melo, Eunice Lemos de Campos, Jornalista Lafaiete Belo e Pastor José Tavares de Souza.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Alagoas comemora cem anos do Teatro Deodoro
Totalmente restaurado, teatro custou cerca de R$ 2, 5 milhões ao Estado
MPE investiga irregularidades na Prefeitura de São Sebastião
Há indícios de irregularidades em licitações de combustível, merenda e materiais agrícolas
OMS revela prejuízos do fumo no Dia Mundial sem Cigarros
Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões com doenças relacionadas ao consumo de tabaco