Jogos Estudantis de AL terão mudanças em 2012

16 / 04 / 12

Anúncios foram feitos nesta segunda-feira (16), no Cepa; evento vai reunir cerca de dez mil alunos de escolas públicas e privadas

A nova formatação para os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) de 2012 foi apresentada nesta segunda-feira (16), no Cepa. O anúncio foi feito pela superintendente de Esporte e Desporto Escolar da Secretaria Adjunta de Esportes, Vânia Quintela, durante reunião com coordenadores das 1ª, 13ª, 14ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), professores e coordenadores de esportes das escolas públicas e privadas.

A nova formatação do Jeal 2012 tem como finalidade melhorar o nível técnico das equipes e proporcionar melhores condições de competitividade entre as escolas públicas e privadas da capital e do interior. “Nossa proposta é deixar o Jeal mais próximo do ideal e fazer com que o nível de disputa seja ainda melhor entre os participantes”, avalia Vânia, que responde interinamente pela Secretaria Adjunta de Esportes.

O diretor de Desporto Escolar, Lourival Rocha, fez a apresentação das mudanças para os coordenadores e professores das escolas públicas e privadas e anunciou que, na edição deste ano, todas as modalidades vão fazer parte da etapa regional.

“Em 2012, as Coordenadorias de Ensino de Maceió e da Região Metropolitana vão ter que realizar disputas para definir os representantes para a etapa estadual, diferentemente da edição do Jeal de 2011, onde já existiam espaços definidos”, afirma Lourival. Segundo ele, serão 16 equipes em diversas modalidades individuais e coletivas.

A coordenação também decidiu que a edição dos Jogos Estudantis de Alagoas deste ano acontecerá em três fases. A primeira será a etapa municipal; a segunda, a regional e, a terceira, a etapa estadual. “Em 2011, as disputas eram feitas de forma separadas entre escolas públicas e privadas. Este ano, os confrontos serão de forma conjunta entre as escolas das duas redes de ensino”, informa Lourival.

A Fase Regional do Jeal 2012 ocorrerá entre os dias 10 de maio e 11 de junho, nas 15 Coordenadorias Regionais de Ensino e os jogos serão disputados nos municípios sede das CREs.

Já a Fase Estadual, como elaborou a coordenação do Jeal, será no período de 18 a 26 de julho e vai definir os representantes de Alagoas nas Olimpíadas Escolares da etapa nacional. O Jeal 2012 terá o mesmo formato do ano passado, ou seja, primeiro são disputadas as modalidades individuais e, em seguida, as coletivas.

Este ano, os Jogos Estudantis de Alagoas ainda têm duas novidades: pela primeira vez, o campeonato terá jogos de vôlei de praia, além da inclusão da modalidade individual de badminton, esporte praticado com uma peteca e uma raquete.

Entre instituições públicas e privadas, o Jeal 2012 vai contar com a participação de aproximadamente 200 escolas, envolvendo cerca de 10 mil estudantes nas modalidades de futsal, atletismo, judô, ciclismo, handebol, basquete, vôlei de praia, ginástica artística, tênis de mesa, taekwondo e xadrez.

O período de inscrição vai de 30 abril a 7 de maio para a etapa regional, além de acontecer em 14, 15 e 19 junho (interior) para etapa estadual e 20, 21 e 22 de junho (capital).
Mais informações pelo telefone (82) 3315-1986 ou pelos endereços eletrônicos diretoriadesportoescolar@hotmail.com ou diretoriadesportoescolar@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *