Comitê discute projeto voltado para motociclistas

10 / 05 / 12

Durante reunião, foram tratadas estatísticas de acidentes e a realização de evento em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Comitê Estadual de Trânsito esteve reunido mais uma vez nesta quinta-feira (10), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/Sesau). Durante o encontro, foram discutidas estatísticas relativas a acidentes envolvendo motocicletas, além do projeto Moto Amiga, realizado pelos revendedores da Honda.

De acordo com o coordenador do comitê, Eloy Yanes, a ideia é trazer a iniciativa para Alagoas. “Assistimos à apresentação do projeto e, a partir de agora, vamos discutir e ver os desdobramentos para que ele venha para cá também. O projeto já existe em Pernambuco e na Paraíba e tem como foco a educação no trânsito”, disse ele.

Na reunião, foi tratada ainda a realização de um evento para marcar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de maio. A mobilização, que também será voltada para a questão dos altos índices de acidentes de moto, será realizada em parceria com o Cerest e os detalhes ainda serão discutidos pelo comitê.

Eloy Yanes ressalta que, durante o encontro, foram apresentados também os dados de acidentes do último ano. Segundo ele, o Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu, somente em 2011, 2.858 ocorrências ligadas a motocicletas – em 2010, foram 2.435. O número representa cerca de 60% dos atendimentos envolvendo veículos realizados na unidade hospitalar.

“Por isso é importante que estejamos todos focados nessa questão. O aumento vem sendo grande ao longo dos últimos anos. Em 2011, foram 10 mil atendimentos no HGE e, destes, quase 30% envolveu moto. Diante do quadro, é fundamental educar os motociclistas para que possamos diminuir as estatísticas”, afirmou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito.

Estiveram presentes à reunião técnicos da Sesau e representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dos Departamentos Estadual de Trânsito (Detran) e de Estradas de Rodagem (DER), da Polícia Militar (PM), do HGE, do Sindicato de Mototaxistas de Maceió, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e do Ministério Público Estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *