Festival de cinema exibe filmes sobre a ditadura

20 / 05 / 12

De 21 a 23 de maio a Ufal recebe o projeto Cinema pela Verdade, no auditório da Reitoria, com exibições de filmes e realizações de debates

A Ditadura Militar no Brasil inspirou um projeto realizado por meio do Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça, com apoio da Ufal, a mostrar esse período da história através do cinema. De 21 a 23 de maio a Ufal recebe o projeto Cinema pela Verdade, no auditório da Reitoria, com exibições de filmes e realizações de debates.

O objetivo do festival, que acontece em todo o país, é aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade da arte cinematográfica, como também, promover um debate crítico sobre um dos períodos mais marcantes da história do Brasil.

Para a produção do evento, o Icem conta com a colaboração de um agente mobilizador em cada estado. Em Alagoas, o estudante do 7º período do curso de Comunicação Social da Ufal, Francisco Ribeiro, foi selecionado para promover o festival em três instituições de ensino (Ufal, Fits e Cesmac). Ele passou por uma capacitação de uma semana, no Rio de Janeiro, com o intuito de adquirir conhecimentos acerca do assunto.

“Um dos pontos que serão esclarecidos no debate é que o movimento foi também civil e não só militar, porque teve apoio também da classe média, dos empresários e da igreja, por exemplo. Vamos reaver fatos históricos através do cinema, até para que eles não se repitam”, comentou Francisco Ribeiro.

A partir da próxima segunda-feira serão exibidos os documentários “Condor”, “Cidadão Boilesen” e “Hércules 56”, além de sessões especiais de filmes que ainda não foram lançados no cinema ou já receberam prêmios internacionais. Estas sessões, contarão com a presença de autores ou participantes da montagem das obras para interagir com os alunos e professores num debate que estimula a reflexão sobre a realidade da época.

Entre os convidados para os debates após a exibição dos filmes, estão os professores da Ufal Luciana Santana, de Ciência Política, e Almir Guilhermino, de Cinema, além do alagoano residente em Brasília, Jorge Oliveira, autor do documentário “Perdão, Mister Fiel”, que conta a história real de um alagoano perseguido pela ditadura.

Estudantes e professores dos cursos de história, direito, comunicação social e ciências sociais, além de interessados no tema, podem participar do festival Cinema pela Verdade, com entrada gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição no dia do evento, ou antecipadamente pelo e-mail cinemapelaverdade.al@gmail.com. Para mais informações, acesse a página do festival no facebook (www.facebook.com/festivalcinemapelaverdade).

Confira a programação completa no anexo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *