Morre no Rio músico Nelson Jacobina
Compositor e violonista faleceu após lutar contra um câncer de pulmão há 15 anos
Co-autor de Maracatu Atômico, uma das canções mais importantes do moderno pop nacional, morreu esta manhã no Rio o compositor e violonista Nelson Jacobina, aos 58 anos. Ele tinha câncer no pulmão havia 15 anos e estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Seu corpo seria sepultado às 16h de ontem no Cemitério São João Baptista, no Rio, onde nasceu.
Parceiro de Jorge Mautner desde 1972, quando este voltou do exílio (na época, era conhecido pelo apelido, Carneiro, por causa dos cabelos encaracolados), Jacobina estava havia quatro anos em processo de metástase, mas continuava fazendo shows ao lado de Mautner. O último foi no domingo, em Jacareí, durante uma reunião dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.
O músico também integrava a Orquestra Imperial desde 2000. “Ele respirava por um fio, mas ia para o palco e era como um milagre, se renovava, se transformava”, disse ontem Jorge Mautner, que citou a própria canção feita com o parceiro para homenageá-lo: “Todo quadro negro é todo negro é todo negro/Que eu escrevo seu nome nele só pra demonstrar o meu apego”. Eles se conheceram quando Mautner dava uma palestra sobre Nietzsche e a Contracultura. “Toda minha obra musical foi feita com ele, tocando ou compondo”, disse Mautner. Entre seus clássicos, estão Lágrimas Negras, Árvore da Vida e Samba-jambo.
Maracatu Atômico, composta no final de 1973, foi gravada por mais de 40 artistas. Gilberto Gil, que a celebrizou, definiu a canção como “um manifesto da alma do homem da história deste tempo, o caminho do corpo universal, o espírito de Deus”. A canção foi também uma espécie de manifesto do mangue beat, na intepretação de Chico Science e a Nação Zumbi, nos anos 1990.
Filho de intelectuais, o pai, Nelcy Rocha Pires, um famoso positivista, morreu quando ele tinha apenas um ano, e a mãe, Tereza Eloá Jacobina, casou-se de novo com o cineasta Fernando Coni Campos (diretor de Ladrões de Cinema). Por conta disso, Nelson cresceu e foi educado numa atmosfera de debate artístico, tradição que manteve até a morte: estudava filosofia, debatia cultura e também era ativista ambiental.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Renan Filho herda Estado praticamente engessado
Quase metade do orçamento de Alagoas é gasto com a folha dos servidores: 49%
Por que o Natal é em 25 de dezembro?
Escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus
Téo e Renan Filho iniciam processo de transição
No encontro, Álvaro Machado apresentou o planejamento traçado para o processo