Renan pede votação de PEC da Segurança

08 / 05 / 12

Projeto de autoria do senador garante vinculação de verba para o setor, como acontece com saude e educação

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC-60), apresentada por ele a partir de sugestões do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública. O projeto vincula temporariamente recursos para o setor.

De acordo com o parlamentar, a proposta tramita no Congresso Nacional desde 2005 e está pronta para ser votada em Plenário. A ideia de Renan é tornar obrigatório o gasto em segurança pública, durante pelo menos cinco anos, por União, Estados e municípios em “ações que, se bem implementadas, podem representar um duro golpe à criminalidade instalada no país”.

Em pronunciamento no plenário do Senado, no início desta semana, o senador alagoano citou dados do Ipea segundo os quais R$ 1 bilhão aplicado em segurança pública pode acabar com o chamado custo da violência, que atinge 5% produto interno bruto (PIB) brasileiro a cada ano.

Entre os benefícios da PEC 60, destacado pelo autor da matéria, estaria a melhoria salarial dos policiais – por meio de um piso nacional, que valorizasse todos os profissionais que trabalham com segurança pública no País. Além de investimentos em equipamentos, capacitações e melhores condições de trabalho no setor.

Renan lembrou que do mesmo jeito que a Educação e Saúde têm vinculação orçamentária, a Segurança Pública também precisa desta garantia, para fazer frente à criminalidade que assola o País, em especial em Alagoas – considerado um dos Estados mais violentos do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *