Programa abre matrículas para cursos técnicos gratuitos

04 / 06 / 12

Estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública podem realizar as pré-matrículas para o Pronatec na própria escola até o dia 15 de junho

Os estudantes da rede estadual de ensino da capital e do interior têm até o dia 15 de junho para a realização da pré-matrícula nos cursos gratuitos de qualificação (formação continuada) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A pré-matrícula poderá ser efetuada na escola do aluno, direto com os diretores das instituições. As aulas terão início no dia 2 de julho, nas sedes das instituições parceiras da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE).

O Pronatec ofertará 14 mil vagas, distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais – como construção civil, informática, saúde e gestão e logística, entre outros –, tendo em vista a capacitação dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio para o mercado de trabalho.

Para a secretária adjunta da SEE, Josicleide Moura, o Pronatec é uma oportunidade única para os estudantes ingressarem no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio. “A expectativa da secretaria é que o programa atenda uma demanda ainda maior de estudantes, garantindo a qualificação profissional dos alunos dos 2º e 3º anos de toda a rede de ensino. A nossa primeira experiência com o programa foi gratificante e o resultado foi o ingresso do aluno no mercado de trabalho”, afirma a secretária adjunta.

Após a realização da pré-matrícula, o estudante da rede pública estadual deve fazer a matrícula na instituição em que será realizado o curso. Para isso, deve ter em mãos declaração de que é matriculado na escola estadual; comprovante da pré-matrícula; CPF ou CPF da mãe (para o menor de idade).

O período para a realização da matrícula é de 1º a 30 de junho. “Os cursos serão ofertados para todas as escolas da capital e do interior. Os alunos matriculados terão direito ao transporte, bolsa alimentação e seguro para os cursos que necessitem”, relata o diretor da Educação Profissional da SEE, José Barbosa Neto.

Além do Pronatec, os estudantes do Ensino Médio poderão participar gratuitamente dos cursos de Logística 1, 2 e 3, com o início previsto para o mês de agosto. “O objetivo do curso é a preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]. Todos os alunos da rede poderão participar. Os professores receberão treinamento específico para a realização das atividades a partir deste mês de junho”, complementa Josicleide Moura.

Parceiros

O Pronatec em Alagoas conta com a parceria do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Ação do Governo Federal, o programa tem o objetivo de expandir a oferta da Educação Profissional em todo o País. Em Alagoas, a iniciativa é coordenada pela SEE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *