Associação dos Folguedos Populares empossa nova diretoria

19 / 07 / 12

Keyler Simões assume presidência da entidade; secretário Osvaldo Viégas participa do ato

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) deu posse, na última quarta-feira, (18), à nova diretoria eleita, liderada pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões (presidente) e pelo mestre de coco de roda e maracatu Geraldo José (vice-presidente).

A solenidade aconteceu no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) e contou com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, do pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, Eduardo Lyra, da ex-presidente da Asfopal, Josefina Maria, diretores do Museu Théo Brandão, da viúva do saudoso Ranílson França, e mais artistas, músicos, artesãos e mestres e grupos folclóricos de Alagoas, produtores culturais, além de amigos e familiares de pessoas ligadas à associação e à cultura popular de Alagoas, e de representantes de movimentos culturais como o Mirante Cultural, Quintal Cultural e Núcleo Cultural da Zona Sul de Maceió.

Segundo o novo presidente, “o maior desafio será, sem dúvida, dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Ranílson França e Josefina Novaes, ao mesmo tempo integrando a Asfopal às novas mídias e tecnologias, e um site é fundamental na divulgação dos trabalhos destes artistas populares”.

O mandato da nova diretoria é de três anos, já visando às comemorações dos 30 anos de fundação, em 2015.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, “a secretaria sempre foi e sempre será uma parceira da Asfopal, pois entendemos que a cultura precisa de iniciativas do poder público para se desenvolver, a exemplo do convênio que firmamos recentemente com a Associação”.

Entre os presentes estava Zeza Duarte do Coco, nora da falecida mestra Hilda e que recentemente retomou seus ensaios e apresentações do coco alagoano. “Faz gosto ver tanta gente nova e importante numa reunião da Asfopal”, disse ela.

Já nos próximos dias, um blog da Asfopal estará no ar para os primeiros trabalhos visando já o mês do folclore, em agosto.

O contato com a Asfopal pode ser feito pelos telefones (82) 3032-0489 / 9971-4281.

A nova Diretoria da Asfopal é assim composta:

Presidente de Honra – Joaquim Juvêncio (Chegança Cruzador São Paulo- Rio Largo)
Vice-presidente de Honra – Josefina Novaes
Presidente – Keyler Simões
Vice-presidente – Geraldo José
Ivan Barsand – 1º Tesoureio
Carlos – 2º Tesoureio
Sonia Lucena – 1ª Secretária
Edna Seixas – 2ª Secretária
Mestre Abdias – Diretor de Patrimônio
Marcos Lima– Diretor de Comunicação
Conselho Fiscal: Fátima Brasileiro, Jane D’Arc e Mestre André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *