Copacabana completa 120 anos de fama

06 / 07 / 12

Princesinha do mar faz aniversário nesta sexta como o bairro mais famosos do Brasil

Nesta sexta-feira (6), o bairro de Copacabana, a Princesinha do Mar, faz aniversário e completa 120 anos de idade. O bairro da zona sul do Rio é um dos mais famosos do Brasil. Copacabana nasceu em 6 de julho de 1892 com a abertura do túnel Alaôr Prata (Túnel Velho), que foi inaugurado para passagem de bondes. A região reúne as belezas cantadas pela MPB brasileira, mas também apresenta problemas como lixo nas ruas e má conservação da infraestrutura.
Copacabana faz divisa com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá, todos na zona sul da cidade. O codinome Princesinha do Mar foi imortalizado na voz de Nana Caymmi na música Copacabana. No bairro, moram 161.178 pessoas.
Copacabana é um dos bairros com maior número de hotéis da cidade. No entanto, um deles reina soberano no título de mais luxuoso e conhecido: o Copacabana Palace. O Copa, como é chamado pelos cariocas, desde 1923, ano de sua inauguração, é um tradicional ponto de encontro da alta sociedade do Rio. Entre os famosos que já se hospedaram no hotel estão Fred Astaire, Ginger Rogers, Mick Jagger e Gisele Bündchen. O Copa se tornou- patrimônio histórico em 1985, quando foi tombado.
Outro ponto turístico do bairro é o Forte de Copacabana. O forte fazia parte do “sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro”, segundo historiadores. O forte começou a ser construído em 1908 e as obras terminaram em 1914, ano de sua inauguração. A cerimônia foi realizada em 28 de setembro, com a presença do então presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.
Segundo historiadores, a construção do Forte de Copacabana, considerado uma fronteira natural, teve o objetivo de proteger o território brasileiro nos oceanos. A maior dificuldade encontrada para a construção do Forte de Copacabana foram as más condições de certas partes da rocha, que forçaram os construtores a perfurar mais baixo do que o projeto original previa. Na época de sua construção o Forte de Copacabana foi nomeado como a mais poderosa fortificação da América do Sul.
Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana (MHEx/FC), ele registra atualmente um fluxo de cerca de dez mil visitantes por mês, constituindo-se em um dos mais belos cartões-postais da cidade. O turista pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu histórico-militar).
Copacabana também tem outro título, o do bairro com maior número de idosos do país. O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o bairro possui 43.431 moradores com 60 anos ou mais. O que representa quase um terço da população do bairro.
Outra característica famosa de Copacabana é o seu calçadão. O desenho foi inspirado no traçado da Praça do Rocio, em Lisboa, Portugal. O traçado original representa o encontro das águas doces do Tejo com as do Oceano Atlântico. O calçadão foi construído pelo Prefeito Pereira Passos, em 1906, com pedras (calcita branca e basalto negro) importadas. O calçadão de Copacabana tem 4,15 Km. O estilo curvilíneo atual foi concebido em 1970 por Burle Marx, que manteve o projeto original, mas aumentou as curvas.
Copacabana se tornou um bairro democrático e palco de manifestações artísticas. Esculturas na areia são uma das expressões mais populares. O bairro de Copacabana também é conhecido por possuir estátuas de personagens que fizeram a história do Rio e do Brasil. A estátua do baiano Dorival Caymmi foi inaugurada em 2008. Dorival foi um cantor e compositor. É dele a letra de “Sábado em Copacabana”, música escrita em homenagem ao bairro. Ary Barroso, famoso compositor e radialista, também tem uma estátua localizada no restaurante La Maison, na avenida Atlântica.
Em frente a rua Siqueira Campos há uma estátua que marca um momento triste na história brasileira, a revolta dos 18 do Forte. A revolta foi protagonizada por militares que se rebelaram em uma luta armada contra o governo federal, em 1922. Dos 18 militares que se revoltaram, apenas Siqueira Campos sobreviveu.
“No mar estava escrito uma cidade”. A frase é de Carlos Drummond e está inscrita numa placa colada abaixo da estátua deste poeta que, entre outros temas, falava do amor em suas poesias. Viveu entre 1902 e 1987, nasceu em Minas Gerais e escolheu Copacabana para viver. O problema é que a estátua de Drummond, feita de bronze, incita além de admiração a cobiça de criminosos. Seus óculos já foram roubados oito vezes. O último furto aconteceu no dia 12 de maio.
Outra homenageada no bairro de Copacabana é a princesa Isabel. A integrante da realeza se tornou famosa ao assinar, no dia 13 de maio de 1988, a Lei Áurea. A lei aboliu a escravidão no Brasil. No entanto, nem tudo é beleza na Princesinha do Mar. Entre os problemas enfrentados, estão a má conservação urbana em diversos pontos do bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *