IML passa a fazer exames em pessoas vivas em novo local

03 / 07 / 12

Exames de conjunção carnal e de corpo de delito serão realizados no Hospital Sanatório para melhorar atendimento à população; em 15 dias, necrópsias também serão transferidas

A partir desta semana, os exames legistas em pessoas vivas passam a ser realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió nas dependências do Hospital Sanatório. A medida foi adotada em caráter temporário até a conclusão das obras do novo IML, que será construído no bairro do Tabuleiro do Martins.

Com a parceria firmada entre a Defesa Social e o Sanatório, exames de conjunção carnal e de corpo de delito serão realizados naquela unidade hospitalar, que cedeu espaço físico para o atendimento ambulatorial. A triagem dos pacientes continuará sendo feita no IML, com o devido encaminhamento das pessoas que necessitam dos exames legistas.

“Estamos adotando uma medida emergencial e provisória para manter o atendimento à população”, visto que os exames em pessoas vivas representam cerca de 70% da demanda registrada pela unidade de saúde”, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, acrescentando que já foi licitada a obra do novo IML.

Acompanhado pelos diretores da Perícia Oficial, Roberto Liberato, e do IML da capital, Luis Mansur, o secretário vistoriou nesta terça-feira (3) os serviços de adaptação das salas onde serão realizados os exames legistas em pessoas vivas.

Segundo o diretor executivo do hospital, Júlio Bandeira, os trabalhos de adequação do espaço devem ser concluídos até sexta-feira (6).

A Defesa Social também pretende, numa segunda etapa, transferir a realização de exames cadavéricos para o necrotério do Sanatório, garantindo melhores condições de trabalho para funcionários e médicos do IML. Para isso, a direção do hospital ficou de providenciar as obras de adaptação necessárias, que devem ser concluídas no prazo de 15 dias.

Dário Cesar ressaltou que a transferência dos serviços prestados pelo IML será em caráter temporário, até a construção do novo prédio do IML, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Teotonio Vilela durante o lançamento do programa Brasil Mais Seguro. O projeto está orçado em R$ 4,5 milhões em recursos próprios e deve ser concluído até o final do ano.

“O novo IML de Maceió será um dos mais modernos do País, disse o secretário”, acrescentando que a parceria com o Governo Federal garantiu a doação de equipamentos da área de perícia, como um laboratório de DNA Forense. Segundo ele, também já foi autorizada a abertura do processo de licitação para a construção do Instituto de Criminalística, que funcionará na área do Complexo da Perícia Oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *