Hoje é Dia Internacional dos Povos Indígenas

09 / 08 / 12

População indígena brasileira é de cerca de 817 mil pessoas. São 180 línguas distintas.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado hoje, 9 de agosto. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, após encontros na sede da organização, em Genebra, onde grupos indígenas, marginalizados à época, se reuniam buscando garantir melhores condições de vida e os seus direitos humanos.

O movimento levou à criação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, aprovada na 107ª sessão Plenária de 13 de setembro de 2007.

Pela passagem da data, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) registrou os momentos marcantes de atuação do ministério com relação a esse segmento, cujo início dos trabalhos se deu em 2004, envolvendo lideranças de comunidades indígenas do país.

Um dos destaques são os Pontos de Cultura Indígenas, iniciados em 2005, por meio do Programa Cultura Viva. No momento existem cerca de 105 desses Pontos, implantados ou em fase de implantação em todo o Brasil. Nova chamada pública será lançada pela SCDC este ano para a seleção de mais 46 Pontos.

Editais direcionados à premiação de iniciativas culturais realizadas pelos povos indígenas também fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, a população indígena brasileira é de cerca de 817 mil pessoas. São 180 línguas distintas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *