Reeducandos participam de curso de primeiros socorros

08 / 08 / 12

Custodiados no Núcleo Ressocializador são capacitados para atuarem em situações de risco

Trinta reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) estão participando de um curso de primeiros socorros ofertado pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas. A capacitação teve início na última segunda-feira (6) e vai até a sexta-feira (10). As aulas acontecem na própria unidade. Os custodiados estão sendo qualificados para atuarem em situações de risco que podem ocorrer no dia a dia.

As aulas práticas e teóricas estão sendo ministradas pelo 2º sargento Anibal Silva e pela soldado Jaqueline Silva, ambos do Grupamento de Socorros e Emergências. Durante o curso, os reeducandos vão aprender como agir em incêndios, pequenos acidentes domésticos, ataques cardíacos e crises de convulsões. Ao final da capacitação, todos os reeducandos vão receber certificação e um bracelete indicativo pela formação.

Nesta terça-feira (7), os reeducandos realizaram um exercício simulando pequenas quedas. Nos próximos dias de curso eles vão aprender como prestar os primeiros socorros em casos de incêndios. Para a gerente do Núcleo Administrativo do NRC, Geórgia Hilário Santos, a realização do curso – o primeiro realizado dentro de uma unidade prisional – vai proporcionar ganhos tanto para formação dos custodiados quanto para a segurança da unidade.

“O curso ajuda a aumentar a autoestima dos reeducandos. Ao final da capacitação o custodiado vai ter mais um certificado anexado ao prontuário, o que vai ajudar na sua reintegração à sociedade. Ao mesmo tempo, enquanto ele estiver aqui, a unidade pode contar com uma pessoa capacitada para prestar primeiros socorros em situações de emergências”, frisou a gerente.

Segundo o sargento Anibal, os primeiros socorros são imprescindíveis e podem ser cruciais para salvar vidas. Como exemplo, ele citou os casos de morte por ataque cardíaco, que na maior parte das vezes se dá por falta de um primeiro atendimento ainda no local do acidente.

“É muito importante conhecer as técnicas de salvamento. Nós temos a honra de contribuir para que no presídio também possamos contar com pessoas capazes de resolver situações de risco que venham a ocorrer. É um prazer exaltar a ressocialização e contribuir com uma unidade que resgata a dignidade do ser humano”, completou.

Para o reeducando Jorge Ângelo, o curso é uma ótima oportunidade para se adquirir novos conhecimentos que serão úteis no dia a dia. “É importante saber como agir em situações que podem acontecer tanto no presídio quanto lá fora. Para quem tem família, é muito bom saber prestar os primeiros socorros. Tivemos sorte em participar desse curso. Muita gente lá fora não tem uma oportunidade como essa”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *