Eleições: 8 municípios alagoanos terão tropas federais

05 / 10 / 12

Exército vai atuar no pleito em Boca da Mata, Batalha, Limoeiro de Anadia, Minador do Negrão, Chã Preta, Paulo Jacinto, União dos Palmares e Barra de São Miguel

O comandante do Exército em Alagoas, coronel Frederico Pinto Sampaio, confirmou hoje pela manhã, em entrevista à imprensa, que oito municípios alagoanos terão a presença de tropas federais. Parte da tropa já chegou e recebeu instruções, mas novos contingentes ainda estão para chegar.

O comandante Pinto Sampaio disse ainda que, a partir deste sábado, as tropas começam a chegar às cidades, onde irão trabalhar na segurança do pleito. Nas cidades, os soldados vão fazer o reconhecimento dos locais de votação e terão contato com as autoridades judiciais.

“Nossa missão é garantir a tranquilidade do pleito. A defesa da ordem, garantir o direito de ir e vir, coibindo qualquer tentativa de tumultuo ou aglomeração excessiva nos locais de votação. Para isso, estaremos trabalhando em parceria com as demais forças policiais e as autoridades da Justiça Eleitoral”, explicou o comandante.

Segundo ele, soldados do Exercito de Pernambuco – da capital Recife e da cidade de Garanhuns – já estão no Quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Maceió, para participar da Operação Eleições em Alagoas. São aguardados ainda soldados de outros Estados para atuar na segurança das eleições em Alagoas.

Eles vão atuar na garantia nos locais de votação dos municípios de Boca da Mata, Batalha, Limoeiro de Anadia, Minador do Negrão, Chã Preta, Paulo Jacinto, União dos Palmares e Barra de São Miguel.

Outros municípios alagoanos – a exemplo de São Miguel dos Campos, onde os ânimos estão acirrados em função da polarização de candidaturas – não foram contemplados com a presença de tropas federais. Esses terão apenas a segurança de PMs que começaram a embarcar nesta sexta-feira para o interior. Ao todo, a PM empregará um efetivo de 7.200 policiais militares.

O retorno da tropa está programado para a próxima segunda, dia 8 de outubro. A PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último executado pelo Bope. Ao todo, a PM empregará um efetivo de 7.200 policiais militares.

Policiais federais que estavam em greve suspenderam o movimento paredista para atuarem na segurança dos eleitores e na lisura do pleito em todo o Estado. Eles estão espalhados por municípios com histórico de violência, fraude e confusão no período eleitoral.

Policiais federais rodoviários também estarão atuando nas eleições em Alagoas, fiscalizando o tráfego nas rodovias federais. A Polícia Civil também estará de plantão, com delegados e policiais civis atuando no combate ao crime e na manutenção da ordem, além do registro dos flagrantes.

Em entrevista à imprensa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER/AL), desembargador Orlando Manso, disse que espera uma eleição tranquila e rápida, onde o direito de ir e vir seja respeitado, garantindo o acesso dos eleitores às urnas.

“Nossa expectativa é de apresentar o resultado final das eleições quatro horas depois do final do pleito. Alagoas sempre esteve entre os Estados que apresentaram por último os resultados. Este ano, com a biometria – identificação do eleitor a partir a impressão digital – estaremos entre os primeiros a divulgar o resultado final do pleito”, garantiu Orlando Manso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *