Temporada de cruzeiros trará 45 mil turistas para Maceió

05 / 11 / 12

Cidade está incluída em 19 roteiros; o imenso Splendour Of The Seas estará de volta

Mesmo com o número reduzido de viagens, a temporada de cruzeiros marítimos 2012-2013 aquecerá a economia do país. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a oferta será 15% menor em todo o país, por causa da temporada mais curta e dos cruzeiros mais longos.

“Vínhamos com temporadas repletas de minicruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Com início previsto para a próxima sexta-feira (9), a temporada de cruzeiros marítimos 2012-2013 em Maceió vai até março de 2013, com a presença de nove navios e 14 viagens, de acordo com informações da Abremar. Adicionando os números da empresa Irmãos Britto – que administra os cruzeiros em Maceió –, o número de navios sobe para 13 e o de viagens para 19, totalizando mais de 45 mil cruzeiristas durante a temporada.

Passarão pela capital os navios Amadea, Priesendam, Grand Celebration, MSC Magnifica, MSC Orchestra, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena, Grand Holliday, Grand Mistral, Maasdam e Splendour Of The Seas.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, a diminuição do número de cruzeiros é reflexo do cenário atual e ocorre pela preferência do brasileiro de prolongar a viagem. Destacou o retorno do navio da Royal Caribbean, Splendour Of The Seas, que atracou em Maceió, pela primeira vez na temporada passada e no Nordeste aportava apenas em Salvador.

Ainda para Novis, as chegadas de cruzeiros marítimos movimentam a economia da capital e de Alagoas, além de influenciar diretamente vários segmentos que se beneficiam com o turismo. “Receptivos, artesãos e taxistas, até os próprios turistas são beneficiados com a alta temporada”, afirma.

Outra notícia é que o case de sucesso – estrutura receptiva – continuará nesta temporada. “Como a ação do Governo do Estado de Alagoas, em parceria com a Semptur e o Porto de Maceió, deu suporte aos turistas, possibilitando a experiência com nossa cultura e artesanato, não podemos deixar de repetir a experiência”, afirmou.

Abremar

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos representa as armadoras e operadoras de turismo marítimo no país. Atua na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável aos negócios, que proporcione maior desenvolvimento da atividade no Brasil. Está, ainda, comprometida na divulgação do Brasil como destino turístico, ressaltando o potencial desta atividade como um dos motores da nossa economia, gerando emprego e renda para a sociedade.

Na temporada 2010-2011, os Cruzeiros movimentaram R$ 1,4 bilhão na economia brasileira, entre impactos diretos e indiretos dos armadores e dos cruzeiristas.

Atualmente, a entidade representa 19 empresas associadas, entre elas o Grupo Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Pullmantur e Royal Caribbean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *