Maceió terá videomonitoramento concluído até o Carnaval

30 / 01 / 13

Áreas onde acontecem as prévias carnavalescas já contam com câmeras para garantir mais segurança para os foliões

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, informou que o videomonitoramento de Maceió estará concluído até o Carnaval, que inicia no dia 9 de fevereiro. Até lá, todas as 71 câmeras estarão instaladas nas principais ruas e avenidas da capital alagoana, o que garante ainda mais segurança para os maceioenses e os turistas que visitam a cidade.

Os detalhes para conclusão do videomonitoramento da capital foram definidos durante uma reunião, realizada esta semana, entre Dário Cesar e o diretor-presidente do consórcio responsável pela implantação do sistema, Amilton de Lucca. Além das 71 câmeras, também estarão funcionando dois kits móveis que serão instalados em pontos estratégicos durante o Carnaval.

“Com a instalação completa das câmeras, será possível monitorar as principais vias da cidade e otimizar o emprego de viaturas e policiais. Com a implantação parcial na região da orla já podemos perceber o quanto é importante o videomonitoramento para a segurança. Através dele conseguimos esclarecer delitos e prender, inclusive, pessoas vendendo drogas no Corredor Vera Arruda, no Stella Maris”, lembrou o secretário.

Dário Cesar fez questão de ressaltar durante a reunião que os foliões que pretendem brincar as prévias de Carnaval neste fim de semana podem ficar tranquilos, já que a Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, e a Avenida Sílvio Vianna, onde são realizados os tradicionais Jaraguá Folia e o desfile do bloco Pinto da Madrugada já estão sendo vigiadas pelas câmeras do videomonitoramento.

Ainda nesta primeira etapa do videomonitoramento serão implantadas outras 18 câmeras do tipo OCR, que tem capacidade de fazer a leitura de placas, identificando se o veículo é roubado, furtado ou está com o licenciamento atrasado. “Este ponto está sendo concluído, já que é necessário fazer uma interligação do sistema da Defesa Social com o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)”, explicou Dário Cesar.

As próximas etapas do videomonitoramento será uma parceria com a Prefeitura de Maceió para ampliação do sistema na capital, além da instalação de câmeras também nas cidades da região metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *