Vigilância alerta sobre perigos do carnaval para crianças

31 / 01 / 13

Spray de espuma é prejudicial à saúde; serpentina de aço pode provocar acidentes

Além de confetes e serpentinas, muitas pessoas, principalmente crianças, insistem em brincar o carnaval com sprays de espuma durante a passagem dos blocos. Para garantir uma diversão segura, a Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados necessários com essas brincadeiras da folia.

Com preços acessíveis, o spray de espuma tem demanda crescente durante o carnaval. “As crianças são as maiores consumidoras da neve de espuma. Ao comprarem a fantasia, os pais já inserem o produto nas compras, a pedido dos pequenos”, informou o vendedor Cláudio Pereira.

Foi assim que aconteceu com a cabeleireira Luzia Ferreira. Durante as compras para as festas carnavalescas, o filho Flávio Gabriel Lima colocou na cesta o spray de espuma. “É a primeira vez que vou levar esse spray para ele, porque sempre tive receio de que algum ruim pudesse acontecer”, relatou Luzia Ferreira.

O spray de neve ou de espuma é perigoso pelo fato de causar irritação na pele e nos olhos, se permanecer muito tempo no local onde fez contato. Estudos ainda comprovaram a existência de substâncias químicas nocivas ao organismo, como o gás butano, que pode causar asfixia.

“Principalmente quando a espuma acaba, e as pessoas continuam a ejetar, torna-se muito perigoso, porque o que sairá do recipiente é o gás. Isso pode desenvolver reações alérgicas na pele, na vista e internamente”, explicou o diretor Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra.
Ainda segundo Paulo Bezerra, caso a pessoa seja atingida pela espuma, o local deve ser lavado. “A recomendação é lavagem imediata com água abundante. No caso do carnaval, quando as pessoas estão na rua, a recomendação é utilizar água mineral ou procurar a emergência”, orientou o diretor.

Os principais perigos do spray de espuma vão desde o risco de explosão por conta de temperatura elevada, a problemas dermatológicos – como irritação na pele e conjuntivas – nos olhos e boca, além de problemas respiratórios em geral.

Serpentina

Conhecidas nas decorações das festas de carnaval, as serpentinas metálicas também fazem parte das brincadeiras que podem se tornar perigosas. Isso porque as serpentinas metálica e mista são feitas de aço e podem atingir um fio de alta tensão, ocasionando a morte de pessoas, eletrocutadas. “Esse fato aconteceu em 2012, no Sul do país e vitimou, fatalmente, 17 pessoas com o choque. A recomendação é utilizar a serpentina comum, feita de papel, que não oferece riscos aos foliões”, explicou Paulo Bezerra.

Legislação

Em Alagoas não existe lei que impeça a venda do spray de espuma. No Nordeste, apenas os estados de Pernambuco e Paraíba proíbem a venda do produto. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de que os fabricantes podem comercializar o produto, desde que descrevam na embalagem as instruções de uso.

De acordo com Paulo Bezerra, a Anvisa determina ainda que as Vigilâncias Sanitárias Estaduais tomem as providências necessárias quanto ao uso e comercialização do produto. “O spray de espuma é um risco à saúde das pessoas. Se os pais lerem as instruções na embalagem, não entregarão o produto aos filhos”, alertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *