Há 50 anos, Beatles gravavam 1º álbum

13 / 02 / 13

'Please Please Me' contém 14 canções, oito escritas por Lennon e McCartney

Please Please Me é o primeiro álbum gravado em estúdio e lançado pelos Beatles, em 22 de março de 1963. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos. A Rolling Stone também colocou as canções “I Saw Her Standing There” (em #130) e “Please Please Me” (#184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.

Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing… The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado The Early Beatles em 1965. O álbum Please Please Me não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.

.: Gravação
Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com “Love Me Do”/”P.S. I Love You” gravado em 11 de setembro e o segundo com “Please Please Me”/”Ask Me Why” gravado em 26 de novembro; ambos em 1962.

O álbum contém 14 canções, na sua época de lançamento em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado. Foram necessárias mais dez canções para completar as quatro já gravadas e lançadas em single anteriormente pelos Beatles.

Assim no dia 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e o produtor George Martin começaram os trabalhos no Abbey Road Studios. As gravações do álbum soam como se fosse quase um trabalho ao vivo, já que tudo foi gravado no mesmo dia. Foi necessário apenas 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos.

Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação da band no Cavern Club.

O dia de gravação terminou com o cover de “Twist and Shout”, que foi a última a ser gravada. A canção “Hold Me Tight” também foi gravada durante a sessão mas só foi usada no álbum posterior, em uma nova gravação do dia 12 de setembro de 1963.

O dia inteiro de gravação custou por volta de £400. George Martin disse: “Não foi uma grande quantia para a Parlophone. Eu trabalhava com um orçamento anual de £55,000.”
Please Please Me foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *