Previsão indica chuvas abaixo da média para o trimestre

26 / 02 / 13

Relatório de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste não é otimista

Ocorreu nos últimos dias 21 e 22, em Natal (RN), a IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, que contou com a presença de meteorologistas de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo os profissionais da Sala de Alerta baseada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil estadual.

A reunião, que ocorre trimestralmente, analisa condições regionais de pluviometria (índices de chuvas) e globais dos oceanos, além das condições atmosféricas. Os estudos da precipitação acumulada no mês de janeiro passado confirmam que as chuvas foram muito acima da média na região do Sertão do São Francisco e ligeiramente acima da média no Sertão, que é normalmente baixa no período. No Agreste, a precipitação apresentou o maior desvio negativo, padrão que se reproduziu no restante do estado em menores proporções.

No entanto, os índices de precipitação para a região do Sertão não permanecem animadores, pois a previsão de chuvas para todo o Estado é de probabilidades de 40% de que elas permaneçam abaixo da faixa normal. O relatório, que abrange o período entre os meses de março a maio de 2013, esclarece ainda que “entretanto, devido à alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, algumas localidades do Nordeste poderão apresentar períodos intercalados de excesso ou déficit de precipitação”, e lembra que o principal período chuvoso no estado costuma começar entre os meses de março e abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *