Vigilância Sanitária faz blitz educativa em balneários em AL

13 / 02 / 13

Comerciantes e clientes recebem orientaçao sobre qualidade e acondicionamento dos alimentos vendidos

A Vigilância Sanitária Estadual iniciou, na sexta-feira (8), as fiscalizações de barracas, restaurantes e ambulantes, para conscientizar os proprietários e clientes sobre a importância de verificar a qualidade dos alimentos comercializados durante o Carnaval. A blitz, que teve início na Orla Lagunar de Marechal Deodoro, integra a Campanha Alimentos Seguros, Vida Saudável, prosseguiu durante os quatro dias de folia, nos principais balneários do Estado.

Nos estabelecimentos da orla lagunar de Marechal Deodoro, os inspetores distribuíram abanador, viseira e saquinho de lixo para carro. Também entregaram preservativos e cartilhas que tratam da importância de uma alimentação segura e saudável.

De acordo com a inspetora Rita Lobo, aqueles que comercializam alimentos foram orientados a trabalhar na cozinha com luvas, toca, máscara, sapato fechado, avental e sem adereços – como brinco, relógio ou anel. “Estamos informando os proprietários sobre mudanças que podem ser resolvidas no outro dia. Mas iremos voltar para checar se o estabelecimento se regularizou quanto às orientações”, esclareceu.

Ainda de acordo com a inspetora, os comerciantes receberam orientação para trabalhar com lixeiras com pedal e para que os manipuladores de alimentos não sejam os mesmos a receber o dinheiro do cliente. Em Marechal Deodoro e nos demais locais, as equipes de fiscalização checaram se os churrasquinhos são guardados no congelador e separados em saquinhos transparentes.

Quanto às bebidas, os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual orientam que elas sejam lavadas com água e hipoclorito e são armazenadas no freezer. “Dessa forma, o estabelecimento dá exemplo para os clientes”, disse a inspetora Rita Lobo. Ainda de acordo com ela, quanto a embutidos, como a salsicha, sua conservação deve estar a uma temperatura que pode variar entre 60 e 65 graus.

Para o ambulante Márcio Santos, a visita da Vigilância Sanitária Estadual é proveitosa para ajudar na higiene dos produtos comercializados nas festas de Carnaval. “No meu caso vendo passaporte e, nesse tipo de alimento, a população deve ficar atenta à maionese, que apenas pode ser comercializada de forma industrial”, destacou o ambulante.

Bebidas

Além dos cuidados com a alimentação segura, este ano a campanha está sendo focada ainda na Lei nº. 7.329/12, que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. As ações foram iniciadas no último mês de julho e passaram por bares, restaurantes, postos de combustíveis, lojas de conveniência e supermercados. Reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779, 3315-1487 e 3315-6691 ou na sede do órgão (Rua Sete de Setembro, nº 50, Centro – Maceió).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *