ALE debate má qualidade no fornecimento de energia

19 / 03 / 13

Diretor operacional da Eletrobras em Alagoas admitiu que são muitas as falhas da empresa

A Assembleia Legislativa realizou sessão pública na tarde desta segunda-feira, 18, com o objetivo de intermediar uma solução para o grande número de reclamações de prefeitos com relação a má qualidade no serviço prestado pela Eletrobras no Estado. Convocada pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB), a sessão reuniu mais de 20 prefeitos, corpo técnico da empresa de fornecimento de energia, além de parlamentares.

O presidente Fernando Toledo disse que, durante o período em que o governo do Estado transferiu sua sede administrativa para o município de Santana do Ipanema, no início de março, o problema no fornecimento de energia foi um dos mais discutidos. “E, diante disso, a Assembleia não poderia ficar de fora das questões de interesse da sociedade. Estamos cumprindo nosso papel, de intermediar uma solução para o caso”, declarouToledo.

Diante das reclamações, o diretor operacional da Eletrobras em Alagoas, Vladimir de Abreu, admitiu que são muitas as falhas da empresa. No entanto, segundo ele, o problema está perto de ser solucionado. “Até o próximo mês de maio será entregue a subestação da Chesf em Arapiraca, o que deverá minimizar a situação não apenas naquele município, mas em toda a região”, garante ele. De acordo com o representante da empresa, foram investidos cerca de R$ 60 milhões, tanto para a construção da subestação, quanto para as linhas de transmissão.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, esclareceu que o engajamento dos prefeitos em torno do problema foi motivado pelos prejuízos causados não apenas à população, mas, principalmente, ao setor produtivo. “No momento, não podemos mensurar qual o prejuízo em números, mas a entidade está fazendo esse levantamento”, revelou o presidente da entidade.

De acordo com o deputado Ronaldo Medeiros (PT), o problema enfrentado pela Eletrobras foi motivado pela falta de planejamento por parte da empresa, para atender ao aumento da população. “Houve o programa ‘Luz Para Todos’, que levou energia a muitas residências. Porém, os dados do IBGE referentes ao ano de 2010 apontam que 5mil residências em Alagoas não têm energia elétrica. Entretanto, esse número é quatro vezes maior. São 20mil residências que ainda não receberam o fornecimento de energia”, relata o petista.

Presidente da CPI da Eletrobras, Ronaldo Medeiros revela que o relatório final está praticamente finalizado, mas ainda não foi apresentado como forma de pressionar a Eletrobras a cumprir um cronograma de atividades assumido pela companhia.

A deputada Roseane Cavalcante, a Rosinha da Adefal (PTdoB), participou da sessão como representante da Câmara Federal. “Tenho ciência desse grave problema que atinge os municípios alagoanos e pretendo levar o caso para o plenário da Câmara, em pronunciamento que deverei fazer naquela Casa”, prometeu.

Além de vários prefeitos alagoanos, participaram da sessão pública os deputados Gilvan Barros (PSDB), Joãozinho Pereira (PSDB) e Sérgio Toledo (PDT), representante da Assembleia no Conselho Estadual de Política Energética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *