Matrículas para cursos do Pronatec têm início no dia 1º

26 / 03 / 13

Prazo se estende até 12 de abril; matrículas podem ser feitas nas unidades de ensino da rede pública estadual

As matrículas para os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) têm início na próxima segunda-feira (1º) e se estendem até o dia 12 de abril. Além das centrais, que serão instaladas em Maceió e Arapiraca para dar suporte aos alunos, os interessados podem se inscrever na própria unidade de ensino.

Para a realização da matrícula, será necessária a apresentação de CPF, comprovante de residência e uma declaração da escola comprovando que o estudante está matriculado no Ensino Médio. Alunos menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável.

O Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor) no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió, e a Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca, receberão estruturas montadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e pelas instituições parceiras para o atendimento dos estudantes da rede estadual, que funcionará das 9h às 17h.

“As centrais, além de garantir a matrícula, vão ajudar o interessado a tirar dúvidas específicas. Também viabilizamos matrícula nas próprias escolas, para os que não têm condições de se deslocar, de modo a garantir que todos façam sua inscrição”, explica a secretária adjunta da Educação e gestora do Pronatec, Josicleide Moura.

Este ano, o Pronatec vai ofertar 10.395 vagas em cursos de diversas áreas. Os estudantes terão transporte e alimentação custeados pelo programa. Além de demandante, a Secretaria de Estado da Educação também será ofertante de cursos. Serão oferecidos tanto cursos técnicos, com duração de dois anos (carga horária de 800 horas), quanto de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga de 200 horas. Ao todo, a pasta ofertará 2.924 vagas em diversas áreas.

As 7.471 vagas restantes estão distribuídas entre as instituições parceiras, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As qualificações são gratuitas e voltadas exclusivamente a alunos do Ensino Médio da rede pública, estadual com enfoque especial para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.

Cursos ofertados pela SEE

Os cursos oferecidos pela SEE serão ministrados nos municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).

Os cursos estão divididos em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário;e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.

A medida faz parte de uma ação prioritária de modernização da gestão da pasta, que visa garantir o acesso de estudantes a cursos profissionalizantes e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *