Dilma anuncia mais R$ 9 bilhões para o Nordeste

02 / 04 / 13

Governador Teotonio Vilela participa da reunião em Fortaleza e diz que recursos chegam na hora certa para projetos emergenciais e estruturantes

A presidenta Dilma Rousseff anunciou mais R$ 9 bilhões para o enfrentamento da seca no Semiárido nordestino, na manhã desta terça (2), em Fortaleza, durante a 17ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), com a participação do governador Teotonio Vilela e dos governadores dos demais estados do Nordeste. Dilma defendeu obras permanentes nos estados da região e disse que os governos precisam investir mais em tecnologia na convivência com a estiagem na região.

Segundo a presidenta, “o futuro está em cima”, o que significa que é preciso obras concretas e medidas efetivas para evitar os prejuízos causados pela seca na agricultura e nos agronegócios. Dilma lembrou que o governo federal tem disponibilizado recursos do Seguro Safra para a agricultura familiar e os agronegócios, pelo Banco do Nordeste, como recomposição das perdas dos produtores nos municípios mais afetados pela estiagem.

O governador Teotonio Vilela, que logo cedo se reuniu com todos os governadores do Nordeste, num café da manhã no Gran Marquise Hotel, disse que a presença do governo federal no combate aos efeitos de seca no Nordeste tem sido decisiva no socorro efetivo aos estados. “Esse dinheiro novo chega na hora certa para investirmos não só na emergência, como também em projetos permanentes, a exemplo do que defende a presidenta”, destaca.

Acompanham o governador nesta reunião o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, e os secretários de Estado Napoleão Casado, dos Recursos Hídricos, e Carlos Henrique (interino), da Agricultura.

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, e os ministros de Estado Fernando Bezerra (Integração Nacional), Miriam Belchior (Planejamento), Aloísio Mercadante (Educação), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas de Menezes Cristino, acompanham a presidenta Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *