MPF/MS lança revista eletrônica sobre questão indígena

22 / 04 / 13

Proposta é apresentar a problemática da demarcação de terras indígenas em formato de blog, com conteúdo multimídia

Esta é a 4ª edição da publicação especial do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul sobre a questão indígena no estado. A proposta desta vez é sair do formato de revista e apresentar a problemática da demarcação de terras indígenas em formato de blog, com conteúdo multimídia.

Para realizar o projeto, a equipe da Assessoria de Comunicação do MPF/MS foi até as aldeias e comunidades indígenas do estado, registrando tudo em vídeos e fotos. Cada uma das comunidades enquadra-se em uma das etapas do processo demarcatório.

O panorama é amplo. São apresentadas desde áreas que já chegaram ao final do processo até aquelas que são apenas reivindicadas pelos indígenas, sem ter os estudos antropológicos iniciados. Em comum, elas têm as dificuldades estruturais, a violência, a fome, o preconceito e a esperança de dias melhores.

A esperança e a resiliência dos indígenas destacam-se sobretudo. É o que os leva a permanecer anos a fio na beira de estradas, vivendo precariamente e sonhando em reconquistar a terra de seus antepassados. Eles querem aquela terra, não outra, pois aquela é a terra sagrada, à qual eles pertencem. Os indígenas invertem a lógica da sociedade ocidental. A terra não tem um valor de uso mas um valor em si mesma. É a mãe que fornece todo o necessário para a sobrevivência física e espiritual.

Neste sentido, a conquista da terra é a conquista da própria identidade indígena. Em última instância, não é uma luta por um bem econômico mas pela própria vida. Acompanhe essa viagem, informe-se, emocione-se e compartilhe.

http://blog.prms.mpf.gov.br/tekoha4/

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *