Caso PC: Fato escabroso pode anular julgamento
Promotor Marcos Mousinho ainda não protocolou o recurso, mas vai pedir a anulação do júri que absolveu os seguranças, nesta sexta-feira
O promotor do caso PC Farias, Marcos Mousinho, revelou nesta quinta-feira, com exclusividade para a reportagem da Folha de São Paulo, que o júri pode ser anulado, porque surgiu um “fato escabroso”. Ele confirmou que foi ontem ao Fórum de Maceió e que chegou a entrar na sala do cartório da 8ª Vara Criminal, mas não protocolou o recurso pedindo a anulação do júri que pugnou pelo duplo homicídio, responsabilizou os dois seguranças, mas decidiu inocentá-los por “clemência”.
“Não protocolei o recurso porque, naquele exato momento, surgiu um fato novo, que pode comprometer o júri, mas não posso revelar detalhes porque ainda estou ouvindo as testemunhas”, adiantou. Mousinho disse também que amanhã deve convocar uma coletiva à imprensa para relatar o fato.
O promotor comentou ainda se antes ele já estava recorrendo da decisão dos jurados, agora após o surgimento desse fato novo ele está convencido que o júri tem que ser anulado. “Só falta ouvir mais uma testemunha. Caso o que ocorreu nos bastidores do julgamento seja confirmado, o júri será anulado, por uma questão processual, independente do mérito da questão, se foi crime passional ou duplo homicídio”, explicou.
Pela manhã, a reportagem da Folha viu entrar no prédio do Ministério Público Estadual, no bairro do Poço, em Maceió, vários jurados que participaram do julgamento dos quatro seguranças de PC Farias. Eles não quiseram falar com a imprensa e deixaram a sede do MPE às pressas. O promotor não quis revelar quais foram as testemunhas ouvidas e deixou para dar detalhes sobre os fatos novos, que estão sendo apurados, amanhã.
Tentativa de extorsão
O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, disse que o dono da ação penal por enquanto é o promotor do caso e que só se manifesta sobre a denúncia de suborno feita pelos delegados Antônio Carlos Lessa e Alcides Andrade, contra o ex-deputado Augusto Farias, depois que receber a representação do presidente do júri, o juiz Maurício César Breda.
“Só posso me manifestar depois que receber essa representação do magistrado que presidiu o júri”, afirmou Jucá. Sobre as prerrogativas de Augusto, ele disse que como o ex-deputado não exerce mais o mandato, não goza de foro privilegiado e deve ser investigado pela Justiça Comum.
Após o julgamento, Breda informou á imprensa que iria encaminha a denuncia de tentativa de suborno contra Augusto ao Ministério Público, para que fosse investigada. O ex-deputado teria usado um jornalista como intermediário de uma tentativa de suborno, para não se indiciado pelos delegados, que conduziram a segunda etapa de investigação sobre o caso e chegaram à conclusão de que não houve crime passional, que PCV e Suzana foram vítimas de um duplo homicídio.
Augusto Farias foi procurado pela reportagem da Folha, em seu prédio na orla de Maceió, mas não quis comentar o assunto. O advogado dele, José Fragoso Cavalcanti, contratado para defender os quatro seguranças, disse que “estão querendo criar um factóide”, ao comentar a denúncia contra o ex-deputado. “Essa denúncia já foi arquivada pela Justiça por falta de prova”, comentou.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Laboratório de furto de energia é descoberto em Maceió
Eletricista prestava serviço a Eletrobrás; Além do furto, ele tinha em sua posse munição restrita
Hemoal tem menos de 30% do estoque necessário de sangue
O Hemoal viu o número de doadores de sangue cair devido a pandemia do novo coronavírus, mas o órgão explica que adotou três estratégias para que a doação de sangue continuasse acontecendo sem riscos durante a pandemia: Agendar a doação presencial, por meio dos telefones 3315-2109 (Maceió) e 3539-8285 (Arapiraca); Voluntários podem se reunir em…
Jatobá realiza caminhada no maior conjunto de São Miguel
Ex-prefeito agradece carinho do povo e promete melhorar infraestrutura do Hélio Jatobá