Comissão da Verdade é tema de debate na ALE

12 / 05 / 13

Na Sessão Especial será lançado o livro 68 A Geração que Queria Mudar o Mundo organizado por Eliete Ferrer Cebrian, do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Judson Cabral (PT), marcou para esta quinta-feira (16), às 17 horas, a sessão que vai discutir o tema “Comissão da Verdade: o direito de conhecer o passado”, que tem como palestrante a professora Eliete Ferrer, uma das lideranças políticas que tiveram que fugir do país para sobreviver às perseguições da Ditadura Militar. A iniciativa tem a participação da Comissão da Verdade dos Jornalistas Alagoanos, criada pelo Sindjornal-Al.

Para Judson Cabral, o debate é importante para Alagoas “principalmente porque na semana passada a Assembleia aprovou as alterações propostas pelo governo para a lei de minha autoria que criou a Comissão Estadual da Verdade em nosso estado”. Ele ressalta que o depoimento da professora Eliete Ferrer vai ajudar a compreender a importância de se conhecer o que foi o regime militar no Brasil.

Eliete Ferrer foi militante da Aliança Libertadora Nacional (AL), após ter participado das lutas estudantis do final dos anos de 1960 no Rio Janeiro. Ela relata que, com o aumento das perseguições às organizações de esquerda, teve que sair do Brasil junto com alguns dos seus companheiros. “Fui para a Argentina e em seguida para o Chile. Morei na Suécia, para onde fui depois do golpe do Chile. Com a Lei de Anistia, em 1979, voltei ao Brasil”. Na sua volta ao Rio de Janeiro, passou a atuar nos movimentos de defesa dos direitos humanos, principalmente no Grupo Tortura Nunca Mais.

LIVRO

“68 A Geração que Queria Mudar o Mundo”, foi organizado por Eliete Ferrer Cebrian e editado pelo Ministério da Justiça como parte do Projeto Marcas de Memória da Comissão de Anistia. Eliete recorda que “a ideia do livro nasceu em fins de 2006, quando nós, do Grupo Os Amigos de 68 homenageamos nosso companheiro Elmar de Oliveira. Era novembro e o Elmar tinha feito a grande viagem. Concluímos, naquele dia, mais uma vez, que tínhamos que dar início a um livro de memórias”.

A obra expõe 175 relatos de 100 personagens que tiveram militância política durante o regime militar. Com 687 páginas, o livro foi publicado pelo Ministério da Justiça em 2011, com tiragem de 3.000 exemplares. Esgotado três meses após, foi impressa uma segunda tiragem, em 2012, com 3.500 livros. “68 A Geração que Queria Mudar o Mundo” vem sendo lançado em várias capitais do Brasil, sempre acompanhado de debates sobre a importância da Comissão da Verdade.

Eliete explica que o livro conta histórias reais ocorridas desde 1964 até a abertura política. “Queríamos revelar o lado humano e afetivo daqueles que não aceitaram a prepotência do Golpe de 64. São descritos acontecimentos interessantes de que o autor tenha participado ou que tenha presenciado. Episódios, momentos íntimos; aquilo que se conta quando se está em uma roda de amigos; aquilo que ainda não foi narrado; aquela circunstância singular que o colaborador vivenciou ou a que tenha assistido; fragmentos relevantes da nossa vivência na luta por um Brasil melhor”.

O deputado Judson Cabral (PT) informa que serão distribuídos 30 exemplares do livro na Sessão Especial desta quinta-feira (16), às 17 horas, no plenário da Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *