MPE articula código ambiental em São Luís do Quitunde
Objetivo do Código Municipal será coibir ações de desrespeito ao meio ambiente na região do Litoral Norte
A instrumentalização da gestão ambiental no Município de São Luís do Quitunde foi tema do encontro realizado na manhã desta sexta-feira (21) na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL). A Promotoria de Justiça do Município, em parceria com o Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, convocou a Prefeitura e a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para definir a criação do Código Municipal do Meio Ambiente, que deverá ser lançado ainda em julho. Também estiveram presentes a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).
O novo código regulamentará a atuação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente nas atividades de proteção ambiental, que hoje se encontra dependente de ações do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O lançamento da legislação ambiental ocorrerá junto com o início do programa Alagoas Menos Dois Graus, idealizado pelo Ministério Público e IPMA, que realizará o plantio de mil mudas de vegetação local no município.
De acordo com o promotor Jorge Bezerra, o encontro foi provocado com o objetivo de “coibir ações de desrespeito ao meio ambiente, a exemplo da poluição sonora, construção de pocilgas e residências em áreas de mangues e péssimas condições de higiene nos matadouros públicos”. No que toca à poluição sonora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá regulamentar o uso da quadra poliesportiva da cidade e adquirir um decibelímetro para que a Polícia Militar possa intensificar a ação ostensiva contra o volume de som que estiver superior às normas da ABNT. Em relação as pocilgas, elas passarão a ser construídas fora do perímetro urbano.
A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de São Luís do Quitunde se comprometeram a agilizar a votação e sanção do novo código, respectivamente. “Nosso município tem a maior reserva de Mata Atlântica do estado e, por isso, merece uma política ambiental que garanta a preservação da vegetação e do bem-estar da população. Isso também é uma medida de saúde pública, principalmente se considerarmos a cidade que deixaremos para as próximas gerações”, disse o chefe do Poder Executivo.
O promotor Alberto Fonseca comemorou a iniciativa e explicou que todas as instituições públicas envolvidas na reunião de hoje agiram de forma pró-ativa em benefício da sociedade. “Estamos aqui para desenvolver a melhor estratégia de proteção ao meio ambiente em São Luís do Quitunde. Se os demais municípios tivessem a mesma prática, certamente teríamos um estado com mais flora, fauna e respeito à natureza”, concluiu o promotor.
Menos dois graus
Lançado em 2010, projeto tem no nome uma referência à meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de limitar o aquecimento global. Com o aumento de dois graus Celsius, haverá um perda de biodiversidade sem precedentes, segundo estudos da ONU. Por isso, MP/AL e IPMA optaram pelo trocadilho para mostrar a necessidade de se cuidar do meio ambiente não só com medidas reativas ao aquecimento, como também com atitudes de prevenção.
Mil mudas serão entregues, gratuitamente, à Prefeitura de São Luís do Quitunde a partir do preenchimento e assinatura do Termo de Adesão e do Formulário de Solicitação das Mudas. A cada seis meses, o Município deverá enviar ao IPMA, com cópia ao MPE, um relatório do plantio das árvores e outro após seis meses da arborização. O número de mudas é suficiente para arborizar a maior parte dos municípios de Alagoas.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
BNDES pretende impulsinar setor sucroenergético no Brasil
“Como país agrícola, a gente pretende dar impulso enorme nos próximos anos”, destaca diretor
PC transfere 29 presos da Delegacia de União
Custodiados serão levados para sistema prisional, em Maceió
PC encontra malotes de bancos em Rio Largo
Cheques e documentos também estavam jogados em loteamento