UNE participa dos protestos desde o início
Virgínia Barros nega que entidade tenha perdido influência em grandes movimentos como o da redução das passagens
A causa do transporte público nunca foi novidade para a UNE’, diz estudanteRecém-eleita para ser a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, conhecida como Vic, de 27 anos, diz que a entidade está na vanguarda dos protestos contra aumentos nas passagens de ônibus. “Quem tem ido à rua desde o começo são organizações e setores da sociedade que se preocupam com os rumos do Brasil.”
Estudante de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e filiada ao PCdoB, Vic diz ainda que o movimento que originou os protestos é essencialmente de esquerda. “Há grupos de direita organizados nas manifestações para hostilizar a militância de esquerda.”
Os protestos mudaram um pouco de cara. Ultimamente dá para ver na rua um sentimento de antipartidarismo. Qual é a sua posição sobre isso?
Não acho que seja um sentimento generalizado entre os manifestantes. Até porque boa parte tem algum tipo de filiação partidária. Também acho que há grupos de direita organizados nas manifestações para hostilizar a militância de esquerda, que construiu essas mobilizações desde o começo. O Movimento Passe Livre é uma organização de esquerda.
Qual o papel da UNE?
A gente da UNE está participando desde o começo das manifestações para debater a redução da tarifa do transporte público. O povo foi vitorioso nessa pauta. Estamos também querendo debater a questão do transporte público com mais qualidade. Mas a gente acha que esse é o momento de concentrar nossos esforços em uma agenda que possibilite ao nosso País avançar no caminho das mudanças. Nunca houve um momento tão favorável para o Brasil debater, por exemplo, a educação. Acho que esse é o momento de reforçar a luta pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
A UNE ainda encabeça grandes protestos como fez nas Diretas-Já ou no movimento dos caras-pintadas?
A UNE tem participado ativamente das mobilizações, reunindo estudantes em torno de pautas progressistas e avançadas para a sociedade. Mesmo a causa de transporte público não é novidade para a UNE. Todos os anos nós fazemos manifestações contra o aumento das tarifas. Tivemos vitória não só em São Paulo e no Rio, mas em Porto Alegre, dois meses atrás, e em Goiânia, há quase um mês. São mobilizações com participação efetiva e central da UNE, que conseguiu trazer vitórias concretas para as lutas que foram empreendidas nas ruas.
E por que os protestos ganharam essa dimensão só agora?
A causa do transporte público sempre sensibilizou a população. A truculência com a qual a PM de São Paulo recebeu as manifestações sensibilizou a sociedade a se dirigir à ruas. O que existe é um sentimento de que precisamos garantir mais direitos e de que não vamos permitir retrocessos nos nossos direitos de manifestação conquistados com muito esforço e luta pelas gerações que nos antecederam. É um momento de união da sociedade em prol de causas justas. Estaremos nas ruas para mobilizar os estudantes e o povo em pautas como a educação, democratização dos meios de comunicação, transporte público de qualidade e reforma política.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Empréstimo para servidores ganha 90 dias de carência
Benefício pode ser adquirido por servidores ativos ou inativos do Executivo alagoano
Luciano Barbosa é vice de Renan Filho
Ex-prefeito de Arapiraca terá sua indicação anunciada nesta segunda-feira
Começa hoje a vacinação contra Covid-19 no Brasil
Segundo o ministro da Saúde, primeiras doses serão aplicações hoje, até às 17hs