Maceió sedia encontro inédito de fenômenos do YouTube

22 / 08 / 13

Evento será realizado no domingo (25), a partir das 10h, no Teatro Gustavo Leite, Centro de Convenções

No momento em que mais de sete milhões de estudantes se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor Ivys Urquiza traz para Maceió os dois principais fenômenos de videoaulas do país: Paulo Jubilut e Nerckie. O encontro recebe o nome de “Desentube ENEM” e será realizado neste domingo (25), a partir das 10h, no Teatro Gustavo Leite, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O colunista de educação do Portal IG, Mateus Prado, e o professor Jaguar Neto também participarão do evento, que tem a expectativa de lotar o teatro com estudantes da redes particular e pública de ensino.

O nome do evento é uma menção ao YouTube, portal de compartilhamento de vídeos onde professores poucos conhecidos se tornaram “febre nacional” junto a jovens vestibulandos. São os casos de Jubilut e Nerckie, que comandam os sites Biologia Total e Vestibulândia, respectivamente. Responsável pela organização da aula especial, o professor Ivys Urquiza se juntou recentemente ao seleto grupo de “showmen” das videoaulas após lançar neste ano o Projeto Física Total, com videoaulas de Física e distribuição gratuita de conteúdos didáticos na sua página pessoal e redes sociais. Ao todo, os vídeos dos três professores já possuem mais de 45 milhões de visualizações no YouTube.

O cientista político e colunista de educação do portal IG, Mateus Prado, uma das principais referências em Enem do país, também estará presente para tirar dúvidas dos feras sobre o exame. Prado foi um dos idealizadores do Guia Prático do Enem, uma série de seis revistas comercializadas em livrarias e bancas de jornais com dica para o Enem e os principais vestibulares do país. Já Jaguar Neto é professor de Matemática da rede particular de ensino e costuma dar aulas especiais junto com seu pai, o famoso Jaguarassú, que fez carreira nas principais escolas do estado.

Durante o evento, os professores responderão questões de Biologia, Matemática e Física, além de descreverem aos estudantes a experiência de dar aula pela internet, numa espécie de ensino à distância informal. Os “showmen” também darão dicas de metodologia de estudo e falarão sobre os cuidados que se deve tomar ao estudar para o Enem por videoaulas. O ingresso para o aulão custa R$ 35,00 e pode ser adquirido no colégio Contato, na Jatiúca, e no cursinho pré-vestibular Maceió Isoladas (Mais), na Mangabeiras. Mais informações pelo telefone (82) 3031-3610.

A educação digital como reforço na preparação para o Enem

O Ministério da Educação anunciou em junho que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será feito por 7.151.574 estudantes de todo o país. O número representa um aumento de 23,87% em relação a 2012, o que mostra a crescente adesão da população jovem à principal forma de ingresso nas universidades brasileiras. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro para um público formado por estudantes dos sistemas público e particular de ensino.

O sucesso das videoaulas ocorre num cenário em que o ensino público do país passa por dificuldades de gestão e infraestrutura, com condições de trabalho limitadas para os profissionais de educação, gerando até mesmo atrasos no ano letivo. Para fugir deste serviço e também da violência que assola as escolas públicas, famílias matriculam seus filhos em colégios particulares que nem sempre passam o conteúdo cobrado no Enem ou quando o faz, transmitem de modo questionável. Mesmo quando o cenário é favorável ao aprendizado, há sempre estudantes com dificuldades em assimilar o conteúdo, recorrendo então a reforços de ensino no meio virtual.

Segundo o Ibope Media, o Brasil já possuía mais de 94 milhões de internautas em dezembro de 2012. Parte deles são jovens que vasculham em sites, canais e redes sociais conteúdos de educação para realizar o sonho de ingressar numa faculdade ou universidade. A internet que, até então, servia apenas como diversão e comunicação passou a ser uma parceira na complementação de estudos, principalmente por meio de páginas como o Física Total, Vestibulândia e Biologia Total.

O evento

Nome: Desentube Enem

Data: 25 de agosto

Local: Teatro Gustavo Leito, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Capacidade: 1251 estudantes

Público-alvo: estudantes das redes pública e particular do Ensino Médio

Contato de Ivys Urquiza

Celular: (82) 9662-0031 (TIM) e (82) 8118-8181 (Vivo);

E-mail: total.fisica@gmail.com

FanPage: http://www.facebook.com/fisicatotal

Site: www.fisicatotal.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *