Ney Latorraca volta à telinha com obra de Graciliano
Um ano após chegar perto da morte, ator estará na TV com "Alexandre e Outros Heróis"
“Tem gente que nasceu coadjuvante. Eu sou protagonista em qualquer situação. É uma atitude diante da vida.” Mesmo dita em tom de gracejo, a afirmação soaria arrogante vinda de qualquer um – menos de Ney Latorraca. Um ano depois de receber alta de uma internação da qual quase não voltou, o ator, que faz 70 anos em 2014, 50 de carreira, é a figura central de dois projetos, um na TV e outro no teatro, que têm lhe renovado o prazer de viver e de atuar.
O ator Ney Latorraca – Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão
O ator Ney Latorraca
Quarta-feira que vem, vai ao ar, na Globo, Alexandre e Outros Heróis, especial dirigido por Luiz Fernando Carvalho e adaptado de dois contos de Graciliano Ramos. Já depois do carnaval, ele estreia, em São Paulo, a peça Entredentes, de Gerald Thomas, com a qual deve viajar pelo Brasil e a América Latina.
“A melhor coisa é você voltar ao trabalho fazendo o que mais gosta. É o grande remédio. Eu venho da literatura adaptada, de Anarquistas, Graças a Deus, Rabo de Saia… Toda vez que eu faço, os livros voltam a ser vendidos”, conta Ney, que falou ao Estado num passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, onde vive, na semana passada.
A “volta” a que Ney se refere não é só ao trabalho, mas à vida que conhecia até outubro de 2012. Foi quando ele se internou para operar a vesícula, um procedimento simples que acabou mal. Depois de ir para o quarto e vislumbrar a alta, teve uma infecção generalizada e acabou no Centro de Terapia Intensiva. A classe e o público se assustaram, já que Ney vende saúde desde que parou de fumar e passou a se exercitar, há uma década.
“Quando me contaram o que tinha passado, fiquei assustado. O que mais me impressionou foi tomar seis anestesias gerais e minha memória não ter sido afetada. Você muda totalmente seus valores depois disso, dá uma guinada de 700 graus. Só não consigo ficar calmo. Gosto de chegar cedo aos lugares (no local da entrevista, apareceu meia hora antes), já ganhei diploma de ‘parabéns, você pagou seu IPTU um ano antes!’. Sou uma úlcera”, brinca.
Dia 11 fez um ano que ele chegou em casa – 15 quilos mais magro e com muita fisioterapia pela frente. Assim que teve condições mínimas, voltou à rotina diária de caminhadas ao redor da Lagoa (faz oito quilômetros em pouco mais de uma hora, um ritmo bom para um senhor com histórico de quatro décadas de tabagismo) e ao Projac e já foi para Nova York ensaiar com Gerald.
“Claro que temi pela vida dele. Temi e senti na pele, na alma. Foram três dias sem dormir, sem comer ou algo assim. Fiquei completamente ligado nele”, conta o diretor. “Como o dirigi várias vezes e como nos encontramos em cinco ou seis países do mundo, sei muito dele e muito dele estará na peça.”
Os dois haviam se encontrado em Londres pouco antes da hospitalização. A peça, que começara a ser escrita pouco antes, se passa no Muro das Lamentações, em Jerusalém. Ney vive um papel mediúnico.
Ator e diretor estiveram juntos em três espetáculos nos últimos 27 anos, e havia muito, queriam voltar a trabalhar juntos. “A pergunta do texto é: por que estamos fazendo essa peça? Pra que fazer teatro? Gosto de trabalhar com pessoas como o Luiz Fernando Carvalho, como o Gerald, que me acrescentam. E o Gerald trabalhou com quem? Sérgio Britto, Fernanda Montenegro, Ney Latorraca…”
A entrevista foi no quiosque da Lagoa que Ney considera sua segunda casa. “As pessoas enlouqueceram ao me ver de volta aqui. Um dia, estava aqui neste banco e uma senhora se ajoelhou e beijou minha mão.”
Mesmo de boné e óculos escuros ele é reconhecido. Pai e filhas turistas lhe pedem uma foto e ele não só posa, como puxa papo. “O caminhão de lixo passa e o lixeiro grita: ‘Seu Neyla!’ Sou de parar o trânsito, literalmente! Nasci para ser capa”.
Alexandre e Seus Heróis foi gravado em Pão de Açúcar, cidade de 25 mil habitantes do sertão de Alagoas (Estado de Graciliano, homenageado em seus 60 anos de morte). A estada não teve intercorrências médicas. “Não hesitei em aceitar. É uma história genial, li quando tinha 15 anos e me marcou”, lembra Ney, que faz um Alexandre de tom épico e quixotesco.
O personagem é um talentoso contador de histórias que encanta a todos que as escutam. “É muito bom poder contar histórias brasileiras às crianças, sem precisar usar Brancas de Neve”, defende o ator.
“Ninguém sabe ou domina tudo, essa é a lição do Ney, revelada o tempo todo enquanto se oferece para dentro de uma cena”, louva Luiz Fernando Carvalho. “Nesse sentido, ele se aproxima de Alexandre, que tem uma necessidade vital de imaginar e contar suas histórias, e que sem essa possibilidade estaria morto, vencido pelo excesso de materialismo do mundo.”
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
CGJ vai apurar roubo de armas do Fórum
Um dos acusados de invadir o Fórum de Olho D’água das Flores foi preso transpotando armas
“Pinto da Madrugada” agora é patrimônio cultural de AL
Aprovado projeto de lei que concede o título de patrimônio cultural e imaterial ao bloco
Mega-Sena: Sortudo leva sozinho os R$ 73 milhões
Se o apostador aplicar o dinheiro na poupança, terá uma renda mensal de R$ 440 mil