Governo dobra oferta de cursos do Pronatec em Alagoas

19 / 03 / 14

Professores estão sendo capacitados para os cursos ofertados este ano; somente para os municípios da região norte serão 1.200 vagas

Com a adesão de mais seis municípios, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), vai dobrar a oferta de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os alunos do Ensino Médio na rede estadual. Serão ofertadas mais 1.200 vagas em diversos cursos técnicos para alunos do 2º e 3º anos.

Houve curso de formação em Porto Calvo, na última sexta-feira (14), para os técnicos da rede estadual de ensino, que integram os municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) e que vão atuar na execução do Pronatec. A coordenadora acadêmica do Pronatec em Alagoas, Socorro Lyra, destaca que o propósito do curso de formação é preparar coordenadores, supervisores e orientadores que atuarão nos municípios da região norte, no que se refere a elaboração de tarefas, planejamento dos cursos, projeto político pedagógico e atribuições de cada um dentro do programa.

As matrículas dos cursos técnicos devem ser iniciadas já a partir do mês de abril. Serão ofertados diversos cursos para atender aos municípios da região norte, entre eles, técnico em enfermagem, técnico em informática, cabeleireiro, segurança do trabalho, recepcionista, soldador e eletricista industrial, contemplando Porto Calvo, Porto de Pedras, Japaratinga, Matriz do Camaragibe e Jundiá.

A coordenadora da 10ª CRE, Josenilda Monteiro, explica que os cursos ofertados para a região vão atender a uma demanda de jovens que pretendem ter uma qualificação profissional, além do curso médio normal. “Os cursos são oportunos e serão mais uma oportunidade para os alunos que vão concluir o Ensino Médio; terão uma formação técnica além da formação básica”, reforça.

Serão ofertados cursos nas escolas Batista Acioly (Maragogi), Ciridião Durval (Porto de Pedras), José Ribeiro Carminha (Campestre), Dom Eliseu Gomes de Oliveira (Japaratinga), Major Luiz Cavalcante (Jacuípe), Maria Antônia de O. Santos (Matriz do Camaragibe) Ambrósio Lira (Passo do Camaragibe), Delmo Ferreira da Silva (Jundiá), Guedes de Miranda (Porto Calvo), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Maria Margarida Pugliesi (São Luís do Quitunde).

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e tem como objetivo a ampliação de oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Oportuniza, sobretudo, a oferta da Educação Básica e a formação para o trabalho com alunos egressos do Ensino Fundamental nos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *