Lançado Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo

25 / 03 / 14

Inscrição de trabalhos já começou e se estenderá até o dia 27/04

Foi lançado nesta terça-feira, 25 de março, mais uma edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, promovido em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem. Os detalhes do concurso foram apresentados em um café da manhã com a imprensa, a partir das 8 horas de terça-feira, no restaurante Bodega do Sertão, na Jatiúca, em Maceió.

Pioneiro na premiação de reportagens ambientais, o Prêmio Octávio Brandão completou uma década e traz como novidade este ano a categoria Radiojornalismo. Com isto, jornalistas de todos os tipos de mídia passam a ter incentivo na produção de matérias que despertem para a importância da preservação ambiental, como já acontece no jornalismo impresso, no telejornalismo e nos site de notícia da Internet (webjornalismo).

“Agora serão seis categorias profissionais, premiando do 1° ao 3° colocados, além da categoria estudantil”, destaca Valdice Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas. Segundo ela, os vencedores vão receber troféus e R$ 43 mil, durante solenidade que será realizada no dia 26 de junho, no Espaço Pierre Chalita.

“Com a nova categoria, esperamos superar o numero de trabalhos inscritos em 2013, que foi de 108”, observa Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem. Ele lembra que mais de 70 jornalistas, de variados veículos de comunicação no Estado, inscreveram reportagens no ano passado.

Para a edição deste ano a Braskem, o Sindjornal e a Abes-AL prometem inovar em vários aspectos, de forma a consolidar a marca dos 10 anos do Prêmio. Jornalistas renomados e com larga experiência na cobertura ambiental serão convidados para a comissão julgadora, devendo participar ainda de debates e entrevistas ao vivo. “Queremos fazer uma atividade na véspera da premiação que tenha grande alcance junto à imprensa e à população alagoana”, adianta Luciana Cavalcante, presidente da Abes-AL.

A inscrição de trabalhos no Prêmio Octávio Brandão começou nesta terça-feira e se estenderá até o dia 27/04. Os jornalistas poderão concorrer com reportagens produzidas e veiculadas entre 27/04/2013 e 27/04/2014. A forma de inscrever é pela Internet, no site http://premio.sindjornal.org.br

As categorias disponíveis são: Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo e Estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *