Maceió sedia Congresso Nacional dos Jornalistas

25 / 03 / 14

Evento começa dia 2/4 no Centro de Convenções, com presidente da FIJ, Jim Boumelha, entre outros

“A organização internacional dos jornalistas para enfrentar os que querem o fim do jornalismo” é um dos temas do painel “Defesa do Trabalho, Defesa da Democracia”, que acontece no dia 4 de abril, dentro da programação do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Maceió-AL. E para falar sobre o assunto, a organização do evento convidou o presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha.

Ex-dirigente da União Nacional dos Jornalistas (entidade sindical de Reino Unido e Irlanda), Boumelha tem representado, como membro da FIJ, os interesses dos jornalistas em várias partes do mundo, ao longo de mais de 20 anos, encampando lutas pela liberdade de imprensa, por melhores condições de trabalho e pela segurança dos jornalistas no exercício de suas atividades.

No painel, também haverá palestra de Maria José Braga, vice-presidente da FENAJ e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. Jornalista, graduada pela Universidade Federal de Goiás, membro do GT Comunicadores, instituído pelo Conselho Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, ela vai falar sobre ‘A segurança, a autonomia e o trabalho como garantia de liberdade do jornalista’.

Para o terceiro tema do painel – ‘A unidade dos trabalhadores para garantir conquistas’ – a organização garantiu a presença da jornalista e palestrante peruana, secretária geral da Associação Nacional de Jornalistas do Perú, Zuliana Lainez.

O Congresso, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) a cada dois anos, constitui a instância máxima de deliberação da categoria, e está sendo realizado, este ano, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura Municipal de Maceió, Sebrae, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (FIEA), Petrobras e Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte.

HISTÓRICO

Esta será a segunda vez na história do Congresso Nacional dos Jornalistas, que ele será realizado em Maceió e em Alagoas. A primeira vez foi há 36 anos – o 17º Congresso, em 1978 – e marcou a retomada da organização nacional da categoria, após o período de recessão imposto pela ditadura militar.

O evento foi realizado na gestão do jornalista Freitas Neto (in-memorian), como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas.

“Achamos que já estava na hora de sediarmos novamente este encontro, que é o evento mais importante da nossa categoria, e resolvemos encarar o grande desafio. A proposta do nosso sindicato foi aprovada porque a Fenaj e os jornalistas brasileiros confiam na nossa capacidade de organização e entenderam que Maceió tem condições de receber um evento desse porte, que vai colocar nosso Estado na pauta nacional da comunicação”, destacou a presidenta do Sindjornal, Valdice Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *