Dicionário pode ampliar vocabulário infantil

22 / 04 / 14

Não vale pedir para o filho procurar sozinho no dicionário, os pais devem ajudá-lo a entender como o livro funciona

Talvez você não se dê conta de quantas palavras conhece e de tantas outras que existem até ter uma criança pequena por perto, ainda mais se ela estiver aprendendo a ler e a escrever. Curiosas sobre o mundo ao redor, elas parecem não se cansar de questionar o que quer dizer tudo o que encontram pela frente.

Ainda mais nos dias de hoje, em que as informações estão por toda a parte, e a garotada cada vez mais conectada.

Muitos pais têm dúvidas sobre como agir nessas situações. Será que vale a pena, simplesmente, entregar de bandeja o significado de “improvável”, “carnívoro”, “cordial”, entre outros tantos termos? Na maioria dos casos, não, segundo os especialistas consultados pelo UOL Gravidez e Filhos.

Existem estratégias simples que vão beneficiar muito mais a criançada.

Denise Guilherme, educadora de São Paulo e curadora do site Leitura em Rede, explica que a primeira atitude do adulto deve ser perguntar para a criança onde ela encontrou aquela palavra. Se for em um livro, por exemplo, é interessante ajudá-la a usar o contexto a favor para descobrir a que se refere o vocábulo.

Parar a leitura para consultar o dicionário, segundo Denise, só em último caso, se o contexto não contribuir para o entendimento, e a palavra for crucial para a compreensão do que está sendo lido.

Aprenda 14 jogos com baralho para fazer com seu filho

Estimule a socialização, o respeito às regras, o raciocínio e a rapidez brincando: veja 14 jogos com baralho indicados para crianças a partir de quatro anos anos. Consultoria: Alexandre Mattos, professor da Escola de Educação da Anhembi-Morumbi; Katia Stocco Smole, doutora e mestre em ensino de matemática pela Faculdade de Educação da USP, diretora do grupo Mathema e coautora de “Cadernos do Mathema – Jogos de Matemática Volume 1 (Editora Artmed)”; Patrícia Candido, mestre em arte educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e coordenadora de formação do Mathema e Cristiane Chica, mestre em comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora de formação do Mathema. Rogério Doki/UOL

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