Fotógrafo “Jacaré” morre aos 66 anos

15 / 09 / 14

Repórter fotográfico Josival Monteiro trabalhou em quase todos jornais de Alagoas

Faleceu na noite da última sexta-feira (12/09), no Hospital do Açúcar, no bairro do Farol, o repórter fotográfico Josival Monteiro, mais conhecido como “Jacaré”. Josival estava internado há alguns dias na unidade hospitalar vítima de distúrbios renais e outros problemas de saúde. Na sexta-feira, seu quadro se agravou e ele não resistiu, falecendo entre 20 e 21 horas aos 66 anos de idade. Ele deixa três filhos.

O velório ocorreu na Planvida Renascer, situada na Rua Dias Cabral, no entorno da Praça da Faculdade, no bairro do Prado, a partir das oito horas da manhã de sábado (13).

O sepultamento acontece às 16 horas de sábado, no Cemitério São Luiz, no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió.

HISTÓRICO

Profissional reconhecido pelo seu trabalho em quase todos os jornais diários impressos de Alagoas, Josival cobriu fatos pela imprensa alagoana desde a década de 1970 até o começo do século XXI. Seu trabalho mais recente era vinculado à Secretaria Municipal de Saúde em Maceió.

Ele trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas, Jornal de Hoje, O Diário e Tribuna de Alagoas. Foi repórter também da Gazeta de Alagoas e de diversos semanários. Um dos poucos jornais no estado em que “Jacaré” não trabalhou foi a Tribuna Independente.

Diversas assessorias de imprensa em Alagoas contaram com seus serviços durante as décadas de carreira. Ele não tinha o trabalho completamente atrelado ao jornalismo e explorou o viés fotográfico em outras áreas.

Josival passou pelas três fases de impressão de jornais em Alagoas: do chumbo, passando pelo off-set até a era digital.

Uma de suas fotos mais marcantes foi do senador Teotônio Vilela em 1979 durante os movimentos pela Anistia em plena ditadura militar. Em cada comício em prol da causa da Anistia o “Menestrel das Alagoas” soltava uma pomba como gesto em busca da paz. Foto pela qual ele lutou muito para ter o crédito reconhecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *