Morre ex-ministro da Saúde Adib Jatene

15 / 11 / 14

Conhecido com o "pai da CPMF", cardiologista sofreu segundo infarto desde setembro deste ano

O ex-ministro da Saúde Dr. Adib Domingos Jatene morreu, nesta sexta-feira (14), vítima de infarte agudo do miocárdio aos 85 anos, no Hospital do Coração (HCor), na zona sul de São Paulo.

Jatene era considerado um dos mais importantes médicos especializados em coração no País, não só pela qualidade de seu trabalho como por seu pioneirismo na cirurgia torácica. Entre suas diversas contribuições à área estão a criação do primeiro pulmão-coração artificial do Brasil, o desenvolvimento de oxigenadores de bolhas e de membranas e a técnica dos grandes vasos da base, que ficou conhecida como “Operação Jatene”.

No total, desenvolveu cerca de 700 trabalhos científicos, publicados tanto no Brasil quanto no exterior. Por seu trabalho, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue em 1998 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, e premiado com o Prêmio Fundação Conrado Wessel 2005 de Medicina, em 2006.

Mas foi em cargos como homem público que ganhou visibilidade nacional para além de seus colegas e pacientes. Foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf em São Paulo no início da década de 1980 e, anos depois, ministro da Saúde na gestão de Fernando Collor de Melo, cargo que abandonou pouco antes da renúncia do então presidente devido à corrupção.

Em 1994, retomou o cargo, desta vez no Ministério do então recém-empossado Fernando Henrique Cardoso, e foi acabou sendo o responsável pela criação da extinta CPMF, imposto criado com o objetivo de enviar mais recursos à área da saúde. Deixou o cargo dois anos depois, após perceber que o imposto não estava sendo aplicado da forma devida.

Nascido na cidade de Xapuri (AC), em 4 de junho de 1929, Jatene se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação no Hospital das Clínicas. Notabilizou-se na área de cirurgia torácica em Uberaba, Minas Gerais, para onde se mudou por alguns anos na década de 1950.

Além dos trabalhos em sua especialidade, na cidade também foi professor de Anatomia Topográfica na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, cargo que também viria a exercer na USP na década de 1980, como professor titular, focado em lecionar cirurgia torácica.

Jatene e sua equipe realizaram, de 1962 para cá, um total de mais de 80 mil operações, de acordo com a Fundação Conrado Wessel. Eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina em 1989, ele foi sócio-fundador da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e do Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de presidente da International Society for Cardiovascular Surgery.

Diretor-geral do HCor, foi homenageado pela instituição em janeiro deste ano, quando foi inagurado um novo centro de Neurologia e Oncologia batizado com seu nome.

Casado com Aurice, Jatene deixa quatro filhos e dez netos. Jatene está sendo velado no auditório que leva seu nome na sede do Hospital do Coração. O enterro será logo mais no Cemitério do Araçá, na capital paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *