Prefeitura de Arapiraca implanta faixa exclusiva de ônibus

31 / 12 / 14

Trecho tem 4,5km à direita da Rua São Francisco com início na interseção da Rua Paula Magalhães até a Praça dos Curis

Respeitar a sinalização de trânsito é um dever de todo condutor e pedestre para com a responsabilidade de um tráfego seguro. Assim, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), garante fluidez no trânsito e o direito de ir e vir de todos os cidadãos.

Para proporcionar mais agilidade ao transporte público da cidade e segurança aos usuários do setor, a prefeita Célia Rocha (PTB), determinou à SMTT a implantação da faixa exclusiva de corredor de ônibus com a cor azul na Rua São Francisco.

Ao todo, o trecho tem 4,5km à direita da Rua São Francisco com início na interseção da Rua Paula Magalhães até a Praça dos Curis. Tida como um dos principais corredores da cidade que liga os bairros Boa Vista e Baixão, a Rua São Francisco tem um fluxo intenso no seu dia a dia.

“São ações simples como esta que torna o trânsito dos coletivos mais seguro e ágil para aqueles que precisam ir ao trabalho ou utilizam o transporte público de Arapiraca para cumprir seus compromissos”, frisou a prefeita Célia Rocha.

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, afirmou que é muito importante que os demais condutores de outros veículos respeitem o limite da faixa azul, atribuída apenas para os ônibus intramunicipais e táxis com passageiros.

“É importante que os condutores respeitem o limite da faixa azul, que foi implantada e está no período de adaptação com orientação dos agentes de autoridade de trânsito e a partir do dia 12 de janeiro de 2015 daremos início à fiscalização com autuação ao motorista que usar a faixa de forma indevida”, declarou Ricardo Teófilo.

Teófilo ainda afirmou que os demais veículos deverão utilizar as faixas à esquerda e àqueles que precisarem usar a pista à direita, somente deverão fazer quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso desse lado.

Há placas de indicação de uso exclusivo de ônibus ao longo dos 4,5km do trecho da faixa azul.

Marcação de sinalização

Ao longo da Rua São Francisco, a SMTT fez a marcação de sinalização das ruas sem saída, a Rua Gordilho de Castro que dá acesso à Praça Luiz Pereira Lima e a Rua Linduarte de Oliveira Barros.

Para evitar interdição nos principais cruzamentos da Rua São Francisco, o órgão de Transportes e Trânsito colocou marcação de área de conflito, na cor amarela.

“Nesses cruzamentos o motorista não pode parar o veículo em cima desta sinalização”, explicou o engenheiro da SMTT, Ricardo Lima.

Ele frisou que, além disso, foram colocadas placas indicativas de ônibus ao longo do trecho da faixa exclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *