Encontro discute combate à homofobia nas escolas

29 / 01 / 15

Realizado no Cepa, evento aconteceu em decorrência do Dia Nacional da Visibilidade Trans

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais e da Gerência de Diversidade, realizou nesta quinta-feira (29), o IV Encontro de Estudos Dialogando sobre a Visibilidade Trans na Escola. O evento – realizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió – aconteceu em decorrência do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em todo Brasil nesta quinta.

De acordo com Maria Alcina Freitas, técnica da Gerência de Diversidade da SEE, o evento tem como objetivo dar continuidade às ações afirmativas dentro do ambiente escolar em parceria com as entidades representativas do movimento LGBT em Alagoas. “Por isso, dentro da nossa programação, além de palestras e intercâmbio, faremos um balanço dos trabalhos em 2014 e iniciaremos um plano de ação para 2015”, afirmou a educadora.

Durante o encontro, foram debatidos também temas relacionados às políticas educacionais para diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Por isso, além de militantes do movimento LGBT, participaram do encontro vários técnicos da SEE e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), vindos de cidades como São José da Laje, Estrela de Alagoas e Delmiro Gouveia.

Dentro da programação, foi reservado ainda um espaço para o lançamento do blog da transexual Fabíola Silva, coordenadora da organização não governamental Vidatrans. Fabíola disse que sua entidade já realiza, desde 2010, um trabalho de conscientização na parte alta da cidade de Maceió, interagindo com a comunidade estudantil e com a comunidade em geral na região do Tabuleiro do Martins, Clima Bom e Benedito Bentes.

Parceria

Para Tanino Silva, presidente do Grupo Gay de Maceió (GGM), a iniciativa da Secretaria da Educação de reunir as entidades do movimento LGBT para debater ações afirmativas de combate à homofobia é de fundamental importância. “É uma parceria que vem dando certo e tem ajudado a combater o preconceito nas escolas”, pontuou.

Segundo Ademir da Silva Oliveira, da Gerência de Diversidade da SEE, o encontro deu um pontapé inicial na mobilização contra a homofobia em 2015. “Estamos retomando essa luta que visa manter o diálogo com gestores educacionais, instituições parceiras e os movimentos sociais organizados para estudo e o aprofundamento das identidades trans no espaço escolar”, destacou.

O encontro reuniu também representantes da Casa da Diversidade de Maceió e do movimento em defesa dos portadores do vírus HIV em Alagoas. “A Casa da Diversidade funciona em uma sala do Edifício Lobão Barreto, no Centro, e serve de apoio aos homossexuais vítimas de violência em nosso Estado”, afirmou Messias Mendonça, coordenador da Casa da Diversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *