Hemoal alerta para baixo estoque de sangue

05 / 01 / 15

Hemocentro necessita manter no mínimo 300 bolsas, mas conta com apenas 169; voluntários podem doar nesta quarta-feira, das 8h às 16h,na Central Já do Centro

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou 2015 com apenas 56% do estoque de sangue necessário para atender a demanda transfusional. Isso porque, segundo o Setor de Dispensação da unidade, na manhã desta segunda-feira (5) o estoque contava com 169 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300.

Do total de bolsas disponíveis, há carência das tipagens negativas A, B e O, ainda segundo o Setor de Dispensação da unidade. Quanto às tipagens positivas, a maior carência dos grupos A e B, cuja situação é considerada crítica, já que são os mais consumidos e no estoque havia apenas 18 bolsas de cada.

Situação que, segundo a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, é explicada devido à redução no percentual de doações espontâneas. “Em razão do feriadão do Réveillon e das férias de janeiro, o número de doadores voluntários diminui, enquanto que o consumo de sangue tende a aumentar, já que neste período ocorrem muitas festas e o fluxo nas rodovias aumenta, o que pode resultar em acidentes”, analisa.

Coletas Externas – Diante desta realidade, Maria das Graças Padilha alerta para a necessidade de captar mais doadores voluntários de sangue. Para isso, nesta quarta-feira (7), no horário das 8h às 16h, o Hemoal irá realizar coleta externa em frente à Central Já do Centro de Maceió.

Já no sábado (10), também das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal estará na Igreja Adventista do Clima Bom. Paralelamente, o Hemoal Trapiche continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e o Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Quem pode doar sangue – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais. O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado ao local de doação de sangue. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *