Luciano defende parcerias e investimentos para Educação

02 / 01 / 15

Durante posse, o vice-governador falou dos desafios e expectativas da pasta para os próximos quatro anos

Promover parceria com os municípios e Governo Federal para a melhoria dos índices educacionais alagoanos e investir no Ensino Fundamental e Médio. Estas serão algumas das ações empreendidas pelo vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, frente à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). As declarações foram dadas durante a posse do governador Renan Filho e de seu secretariado na tarde desta quinta-feira (dia 1º) no Palácio Floriano Peixoto.

Na ocasião, Barbosa destacou a importância da parceria com os municípios e a União. “Desde a época de sua campanha, o governador Renan Filho frisou que a Educação seria uma prioridade de seu governo e, como secretário, entendo que devemos pensar a educação de forma sistêmica e não focarmos apenas na rede estadual. Por isso, faremos parcerias com o Governo Federal e os municípios para que, juntos, possamos construir estratégias conjuntas para a melhoria dos índices educacionais de nosso estado, dentre os quais, o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, ressaltou Barbosa.

O secretário também falou sobre quais investimentos serão prioritários para o Ensino Fundamental e Médio e apontou algumas experiências bem sucedidas de sua gestão na Prefeitura de Arapiraca que pretende trazer para o âmbito da rede estadual.

“No Ensino Fundamental, por exemplo, nosso grande desafio será promover ações para a alfabetização das crianças na idade certa, combater a evasão e a repetência. Também pretendemos implantar o ensino em tempo integral nas escolas, uma experiência que deu certo em Arapiraca. A única diferença é que lá, esta prática foi adotada no Ensino Fundamental, enquanto no Estado, nossa estimativa é expandi-la também para o Ensino Médio”, adiantou.

MATRÍCULAS

Barbosa lembrou ainda que na próxima segunda-feira (5) terão início as matrículas da rede pública estadual. Ao todo, 286 escolas oferecerão vagas para a pré-matrícula que serão efetivadas por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br até o dia 11 de janeiro. Já no período de 19 a 23, os interessados deverão comparecer à escola selecionada munidos da documentação exigida para confirmar a matrícula e garantir sua vaga.

“É nossa tarefa universalizar o acesso à educação e assegurar que todos estejam na escola. Por isso, fazemos um apelo às famílias alagoanas que não deixem de matricular seus filhos, seja em uma escola da rede estadual, municipal ou privada”, finalizou o vice-governador e secretário da Educação.

PERFIL

Natural de Palmeira dos Índios, José Luciano Barbosa da Silva é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com Mestrado em Economia pela Universidade de Columbia (EUA).

Secretário de Educação do município de Arapiraca no período de 1993 até 1996, Barbosa também exerceu cargo de secretário de Finanças e Saúde daquele município de 1997 a 2004. Neste mesmo ano, foi eleito prefeito de Arapiraca, sendo reconduzido ao cargo em 2009, época em que também exerceu a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

No Governo de Alagoas, no período de 1995 a 1997, foi secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração. Já no Governo Federal, assumiu os cargos de secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça (1999) e Ministro da Integração na primeira gestão do governo Lula (2002-2003).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *