SMTT alerta para aumento de acidentes

23 / 01 / 15

Em 2013, foram contabilizados 2.075 acidentes na capital e em 2014, foram registradas 3.221 ocorrências.

Os acidentes de trânsito vêm acontecendo com frequência em toda parte de Maceió. É o que mostram os dados mais recentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em 2013, foram contabilizados 2.075 acidentes na capital e em 2014, foram registradas 3.221 ocorrências.

A principal causa desses acidentes, de acordo com o chefe do Setor de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura, continua sendo a imprudência. “A grande maioria das ocorrências ainda continua sendo causada pela irresponsabilidade do condutor, quando ele simplesmente deixa de realizar uma regra que é de extrema importância no trânsito, a exemplo da não sinalização de uma manobra ou, até mesmo, por exceder os limites de velocidade”, explicou.

Foi justamente a imprudência o motivo que ocasionou o acidente com o taxista Bartolomeu Júnior. O fato aconteceu na Avenida Gustavo Paiva, às 2h da madrugada, quando o profissional foi entrar em uma rua de faixa contínua. Na ocasião, outro condutor vinha em alta velocidade, bateu contra o veículo de Bartolomeu e acabou causando um grande dano.

“Estava em horário de trabalho e reconheço que minha atitude foi imprudente, visto que em uma via de faixa contínua, não é permitida a ultrapassagem para o outro lado e ainda mais na madrugada, quando o movimento é bastante tranquilo. Naquele dia, chamei a perícia da SMTT para resolver a situação”, disse o taxista.

Ainda segundo Moura, o aumento do número de acidentes registrados pela SMTT em 2014 também está diretamente ligado ao serviço de levantamento de acidentes de trânsito realizado pelo órgão. Antes, a chamada “perícia” era feita por equipes do Departamento Estadual de Trânsito e passou para a SMTT em março do ano passado.

De acordo com os dados do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) emitido pela SMTT, em 2014, os sinistros foram mais frequentes nos bairros do Tabuleiro do Martins, Farol, Jatiúca, Ponta Verde e Serraria. A maioria dos casos foi de colisões traseira, transversal ou lateral.

“Os condutores precisam estar cientes de que no dia a dia do trânsito, todos devem ter bastante atenção e respeito para com os demais motoristas, pois são medidas simples que evitam consequências desagradáveis”, salientou Carlos Moura.

Ações educativas

Com o intuito de evitar e diminuir a grande quantidade de ocorrências registradas, a Diretoria de Educação de Trânsito da SMTT realiza anualmente diversas atividades educativas em toda a capital, principalmente nos pontos detectados como mais críticos.

“Tomando como base os dados estatísticos do órgão, procuramos realizar nossas ações de orientação e educação com foco nas principais causas da maioria dos acidentes, que são a imprudência e a falta de atenção no trânsito”, enfatizou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

As atividades educativas abrangem a importância do cinto de segurança, tanto em passageiros no banco da frente como no de trás, o risco de dirigir utilizando o celular, o aumento da velocidade, assim como também o respeito às faixas de pedestres.

As ações são executadas em forma de conversas, através do contato pessoal aos motoristas, palestras com taxistas, funcionários de empresas, estudantes de instituição do ensino fundamental, médio e superior e também durante blitz realizadas constantemente e em períodos festivos, como o Carnaval, Semana Santa, festas juninas e Réveillon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *