Téo transmite cargo e diz que ainda são muitos os desafios

02 / 01 / 15

Ex-governador, “Saio de cabeça erguida, saio pela frente, assim como entrei”

“Saio de cabeça erguida, saio convencido de que o meu trabalho tornou Alagoas um lugar melhor para se viver, para se trabalhar”, disse nesta tarde (1º) Teotonio Vilela, no Salão dos Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto, depois de transmitir o cargo de Governador do Estado para Renan Filho. Teotonio desejou ao governador Renan êxito na gestão e disse que deixa Alagoas “bem melhor do que encontrou”, mas que ainda são muitos os desafios a ser superados para que Alagoas seja o estado “sonhado por todos”.

O ex-governador também agradeceu aos poderes, aos parceiros e a sua equipe de governo e citou Mahatma Ghandi e seu pai, o senador Teotônio Vilela, para falar sobre a forma republicana de sua gestão. “Lembro, aqui, Mahatama Ghandi, quando diz que a política tem que ser um gesto de amor, compreensão e respeito para com o povo. Esse foi o meu mantra no Governo de Alagoas: amor e respeito ao povo. Esse foi o meu compromisso no Governo de Alagoas: compreender e fazer prosperar o meu Estado, que, com muito orgulho, é o mais belo Estado da Federação”.

“Dizia meu pai, o velho Teotônio: ‘o sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que antes se tenha sonhado com ela. Vinte anos como senador e oito anos como governador da minha Alagoas, quero continuar trabalhando e sonhando com a melhor das realidades para o nosso povo, para o nosso Estado; sonhos de mais oportunidades, de mais desenvolvimento, de mais bem estar para todos”, disse Teotonio.

ÍNTEGRA DO DISCURSO:

Há exatos oito anos eu assumi, aqui, nesta Casa, neste salão, o Governo de Alagoas. Trazia comigo o sonho de restaurar a dignidade ao nosso Estado e a certeza de que a política só serve se for para o bem comum.

Cheguei ao Governo de Alagoas pela confiança dos alagoanos, assumindo como compromisso fundamental a melhoria da qualidade de vida para todos. Cheguei ao Palácio República dos Palmares, tendo como norte o desenvolvimento e a cidadania. Cheguei pela porta da frente, assim como saio hoje, com a consciência do dever cumprido, com a mais absoluta convicção de que entrego ao meu sucessor, ao governador Renan Filho, uma Alagoas bem melhor do que a que encontrei em 2007.

Governei tendo como parâmetros a ética, a honestidade e a democracia. Olhei para o povo alagoano, o meu povo, com um sentimento profundo de identidade cultural e afetiva.
Somos todos guerreiros alagoanos. Como nas figuras do nosso folclore, somos nobres, altivos e fortes, apesar das adversidades.

Não eram os aplausos fáceis que me moviam no Governo de Alagoas, mas a condução certa, digna, zelosa do Estado; não eram os holofotes que me atraíam, mas os resultados que me permitiram beneficiar Alagoas e os alagoanos como um todo. Tampouco me impacientavam os adversários. Eram as desigualdades, o Estado pobre, a população carente, o que me angustiava. Angustiava, mas não me desanimava.

Trabalhei duro, disposto, até o último dia, até o último instante, para cumprir a minha responsabilidade, a missão que me foi dada pelo povo alagoano em 2006 e renovada em 2010.
Não foi fácil, mas me engrandece o fato de que não desistimos de nenhuma luta. Nunca nos faltou empenho, coragem, persistência.

A cada obstáculo encontrado, a cada dificuldade deparada, moveram-me na superação a força libertária de Zumbi dos Palmares, os princípios republicanos de Deodoro e Floriano, a honradez do prefeito Graciliano Ramos. Guerreiros que nos representam tão bem para o resto do Brasil e do mundo.

Agradeço imensamente a minha equipe, aos parceiros deste governo, ao bravo povo alagoano.

Agradeço a José Wanderley Neto e a José Thomaz Nonô, meus vices-governadores nos dois mandatos. Parceiros, íntegros, companheiros.

Agradeço ao Poder Judiciário, ao Poder Legislativo, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado. Tivemos, ao longo desses oito anos, uma relação respeitosa, harmoniosa e parceira, tratando sempre dos interesses de Alagoas, dos alagoanos.

Agradeço, sobretudo, a compreensão, a paciência, o apoio de todas as horas, da minha esposa Cynthia, dos meus filhos Artur, Alice e Maria, dos meus familiares.

Não tenho dúvida de que o governador Renan Filho fará uma gestão exitosa e que, ao final, teremos uma Alagoas ainda melhor do que a que estamos entregando. Os avanços são inegáveis, mas os desafios, governador Renan, ainda são muitos. Todos os indicadores socioeconômicos do Estado estão com inflexões positivas, mas ainda não nos satisfazem, não atendem ao que sonhamos para a nossa Alagoas.

Saio de cabeça erguida, saio convencido de que meu trabalho tornou Alagoas um lugar melhor para se viver, para se trabalhar.

Lembro, aqui, Mahatma Ghandi, quando diz que a política tem que ser um gesto de amor, compreensão e respeito para com o povo.

Esse foi o meu mantra, governador Renan, no Governo de Alagoas: amor e respeito ao povo.
Esse foi o meu compromisso no Governo de Alagoas: compreender e fazer prosperar o meu Estado, que, com muito orgulho, é o mais belo Estado da Federação.
Dizia meu pai, o velho Teotônio: “O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que antes se tenha sonhado com ela”.

Vinte anos como senador e oito anos como governador da minha Alagoas, quero continuar trabalhando e sonhando com a melhor das realidades para o nosso povo, para o nosso Estado; sonhos de mais oportunidades, de mais desenvolvimento, de mais bem estar para todos.
Renovo meus votos de sucesso, de uma excelente gestão ao nobre e estimado governador Renan Filho e sua distinta equipe.

Que Deus abençoe a todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *